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Larisa Paes

Mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ), foi bolsista CAPES e colaboradora no laboratório de Design e Antropologia (LaDA) da ESDI. Possui graduação em Desenho Industrial (FMU-2008) e título de Especialista em Comunicação Empresarial (UMESP-2010). Atualmente atua como Pesquisadora CNPq em UX Research e Design Anthropology no Centro de Tecnologia e Inovação da John Deere na América Latina (LATIC). Principais atividades são a pesquisa de design etnográfico, mapeamento de processos de clientes do setor agro, identificação de oportunidades e requisitos de usuário, validação de propostas. Profissional atuante há mais de 10 anos na área de Design Estratégico nos segmentos de tecnologia, moda, bens de consumo, varejo e agricultura. São temas de interesse: design anthropology, jogos, design estratégico, inovação aberta, empreendedorismo, co-criação, psicolinguística, design thinking, ciência, tecnologia & sociedade.

Projetos
PPDESDI Mestrado

Jogos: viabilizando engajamento e facilitando diálogos em processos de codesign

O presente trabalho discute de que modo jogos de design podem facilitar a pesquisa em processos de codesign a partir de uma experiência em que a autora se descreve ao mesmo tempo como pesquisadora e participante de um projeto de cooperação internacional realizado em 2015. Em um primeiro momento, é retratada uma parceria entre dois laboratórios de pesquisa, o Center for Codesign Research (CODE, Dinamarca) e o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA, Brasil), para então delinear de que forma essa aproximação viabilizou seis experimentos de codesign em três bibliotecas públicas do Rio de Janeiro (Biblioteca Parque Estadual, Biblioteca do Museu de Arte do Rio de Janeiro e Biblioteca da Prainha). Nesse sentido, quatro dos experimentos mencionados utilizaram jogos de design em seus contextos de pesquisa, os quais se tornaram objeto de estudo desta dissertação. Sendo assim, a partir de uma revisão acerca de características de quatro jogos de design elaborados previamente na Dinamarca, tanto quanto através da análise documental e da rematerialização dos experimentos brasileiros de codesign, é observado como os jogos concebidos nestes processos atuaram também como plataformas de colaboração. Nesse âmbito, a presente pesquisa não somente demonstra como jogos podem ser utilizados como meio de viabilizar engajamento e facilitar diálogos em processos de codesign, como também apresenta parâmetros que podem ser utilizados como ponto de partida na concepção de jogos de design em processos colaborativos.

10 mar 2017
Larisa Paes