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PPDESDI Mestrado

Jogos: viabilizando engajamento e facilitando diálogos em processos de codesign

Resumo

O presente trabalho discute de que modo jogos de design podem facilitar a pesquisa em processos de codesign a partir de uma experiência em que a autora se descreve ao mesmo tempo como pesquisadora e participante de um projeto de cooperação internacional realizado em 2015. Em um primeiro momento, é retratada uma parceria entre dois laboratórios de pesquisa, o Center for Codesign Research (CODE, Dinamarca) e o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA, Brasil), para então delinear de que forma essa aproximação viabilizou seis experimentos de codesign em três bibliotecas públicas do Rio de Janeiro (Biblioteca Parque Estadual, Biblioteca do Museu de Arte do Rio de Janeiro e Biblioteca da Prainha). Nesse sentido, quatro dos experimentos mencionados utilizaram jogos de design em seus contextos de pesquisa, os quais se tornaram objeto de estudo desta dissertação. Sendo assim, a partir de uma revisão acerca de características de quatro jogos de design elaborados previamente na Dinamarca, tanto quanto através da análise documental e da rematerialização dos experimentos brasileiros de codesign, é observado como os jogos concebidos nestes processos atuaram também como plataformas de colaboração. Nesse âmbito, a presente pesquisa não somente demonstra como jogos podem ser utilizados como meio de viabilizar engajamento e facilitar diálogos em processos de codesign, como também apresenta parâmetros que podem ser utilizados como ponto de partida na concepção de jogos de design em processos colaborativos.

Resumo (Inglês)

This paper discusses how design games can facilitate research on codesign processes based on an experience in which the author describes herself as a researcher and participant in an international cooperation project carried out in 2015. At first, a partnership between two research laboratories, the Center for Codesign Research (CODE, Denmark) and the Design Anthropology Laboratory (LaDA, Brazil), is outlined, to report how this approach enabled six codesing experiments in three libraries (State Park Library, Library of the Museum of Art of Rio de Janeiro and Prainha Library). In this sense, four of the mentioned experiments used design games in their research contexts, which became the object of study of this dissertation. Thus, from a review of the characteristics of four design games previously elaborated in Denmark, as well as through the documentary analysis and the rematerialization of the Brazilian codesign experiments, it is observed how the games designed in these processes also acted as collaboration platforms. In this context, the present research not only demonstrates how games can be used as a means to enable engagement and facilitate dialogues in codesign processes, but also presents parameters that can be used as starting point in the elaboration of design games in collaborative processes.