
Vicente Cerqueira
Graduado em Desenho Industrial (UFRJ, 1985); Mestre em Ciências (UFRJ, 1997); e Doutor em Ciência e Tecnologia (UFRJ, 2005). Atualmente é professor Associado da Escola de Belas Artes/UFRJ e Professor Adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial ESDI/UERJ. Foi Professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI (PPDESDI/UERJ). Além das atividades didático-pedagógicas na graduação e pós-graduação é consultor Ah Doc do INEP/MEC, FAPERJ e FAPESB. Assessor em Design do Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos do Estado do Rio de Janeiro - SIMPERJ. Apresenta experiência no desenvolvimento tecnológico de produtos e processos industriais, tendo, inclusive, exercido cargos de gerência em várias empresas. Como atividade de pesquisa desenvolve estudos no campo da gestão tecnológica em design, com enfase em ações estratégicas destinadas às inovações em produtos e processos produtivos. Possui diversos artigos publicados em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais sobre temas relacionados à gestão tecnológica, tecnologia de materiais e processos produtivos; sistemas e cadeias produtivas, sustentabilidade e inovação focados no campo do desenvolvimento de produtos industriais.

Uma Cozinha Inclusiva: Um novo olha sobre a cozinha segundo os preceitos o Design Universal
Esse trabalho de conclusão de curso consiste em um estudo sobre as limitações existentes em cozinhas domiciliares para pessoas com dificuldades motoras. Esse projeto propõe uma nova configuração dos armários de cozinha, segundo os preceitos do Design Universal, para facilitar a movimentação em habitações populares, utilizando de pesquisas através de entrevistas com o público e análises de movimento. Como resultado, essa análise permitiu uma nova perspectiva sobre as necessidades de pessoas com deficiência, principalmente idosos, e, com isso, foi desenhado novos formatos de armários de cozinha que permitiu uma democratização de alcance para o armazenamento que propõe conforto e menor índice de acidentes.


Carioquice - Conjunto de Cadeiras e Mesa Ecológicas para Bar
Este trabalho tem como principal referência os bares do Rio de Janeiro, dos quais retira-se uma reflexão acerca da cultura material presente nestes ambientes. A partir de uma análise do mobiliário comum que compõe grande parte dos bares cariocas, tem-se como objetivo a criação de uma forma mais sustentável de habitar esses espaços com o desenvolvimento de peças que possam ser utilizadas de maneira mais prática, pensando em todos os processos de produção: desde a escolha da madeira plástica como material usado para a confecção das peças, passando pelo armazenamento, disposição organizacional, ergonomia e por fim, seu descarte, parte importante do processo que por vezes é abstraída. Baseado na metodologia experimental de Gui Bonsiepe, o resultado final deste trabalho destrincha o processo de concepção e produção da ideia de um novo mobiliário proposto para que este possa contribuir e agregar valor à cultura material carioca.
