--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Doutorado

Em busca da cor: construção cromática e linguagem gráfica de rótulos cromolitográficos do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional (1876-1919)

Resumo

Esta pesquisa trata das estratégias de construção cromática numa técnica de impressão histórica, a cromolitografia, e sua aplicação na produção comercial brasileira. Praticada desde meados do século XIX até a primeira metade do século XX, a cromolitografia antecedeu o processamento fotoquímico da matriz que tornou a separação de cor mecânica e pragmática, com a adoção da quadricromia baseada em síntese de cor subtrativa, ainda em uso atualmente. A cromolitografia se caracterizava, principalmente, pela concepção e conjugação de múltiplas matrizes de litografia num complexo processo empírico de separação manual da cor desenvolvido por um profissional específico: o cromista. Este estudo se inicia numa visão geral do problema, onde situa-se a questão da reprodução de imagens coloridas e, nesse contexto, a técnica cromolitográfica, como foi praticada no mundo e no Brasil. A fim de constituir o objeto de pesquisa, recorreu-se a acervos públicos disponíveis na cidade do Rio de Janeiro Arquivo Nacional e Fundação Biblioteca Nacional. Nessas instituições, os primeiros impressos cromo-litográficos nacionais foram localizados e avaliados, além das coleções de rótulos de produtos brasileiros, onde soluções técnico projetuais elaboradas foram identificadas. O corpus de estudo se estabelece nas coleções de rótulos, com a seleção de um conjunto de 100 impressos produzidos entre 1876-1919, ilustrando uma ampla amostragem de técnicas cromolitográficas. De posse das informações levantadas na pesquisa técnica, são propostos métodos de identificação e análise da composição de cor e técnicas gráficas destas amostras, baseados na observação e registro microscópico. A partir dos resultados desta avaliação, propõe-se uma primeira compreensão técnica e conceitual do material, discutindo relações culturais entre a indústria, o design e o consumo. O resgate deste acervo se situa na área da cultura material, através da pesquisa de efêmeros e investigação das linguagens visuais derivadas de abordagens técnico produtivas. Busca-se contribuir para o campo da história do design brasileiro e sua memória gráfica como área do conhecimento. A tese reúne informações que auxiliam os pesquisadores destas áreas na identificação técnica da cromolitografia e conduz uma reflexão crítica sobre as concepções de cor praticadas na impressão colorida.

Resumo (Inglês)

This research deals with the strategies of color construction in a historical printing technology, the chromolithography and it s application in Brazilian commercial production. Practiced since mid XIX century through the first half of the XX century, chromolithography preceded the photochemical process of the matrix which made color separation mechanical and pragmatic, adopting four-color printing system based on subtractive color synthesis, still in use nowadays. On chromolithography, the image attributes were conditioned by the conception and elaboration of multiple lithography matrices, in a complex and empirical manual color separation process, carried out by a specific professional: the chromiste. This study begins with an overview of the problem, where the issue of color imaging reproduction and, in this context, the practice of chromolithography, in the world and in Brazil. In order to constitute the object of research, public collections available in Rio de Janeiro Arquivo Nacional and Fundação Biblioteca Nacional were resorted. In this institutions the first Brazilian chromolithographic prints were located and analyzed, as well as Brazilian products labels collections, where elaborated technical solutions were identified. The corpus of the study was formed based on these labels collections: a selection of a hundred print examples, produced from 1876 to 1919, in a variety of chromolithographic techniques. Based on the knowledge acquired on the technical research, methods of identification of the color and graphic techniques are proposed, by means of microscopic observation and registration. From these results, a first technical and conceptual comprehension of this material is proposed, discussing cultural relations between industry, design and consumption. The rescue of these historical prints takes place on the material culture field, throughout a research of ephemerals, investigating visual languages derived by technical/ productive approaches. The aim is to contribute to the history of Brazilian design field and its graphic memory as knowledge areas. The Thesis gathers information that helps researchers of these areas identify the chromolithography technique and conducts critic reflection on the color concepts practiced in color printing.