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Alessandra Chazin

Mestre em Design, com foco em Design de Serviços e Gestão do Design (Escola Superior de Desenho Industrial / UERJ). Colaboração na Comissão Organizadora do 14o Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design, realizado no Rio, em 2022 (planejamento, orquestração e financeiro).Professora voluntária na UFMG, em disciplinas de Design (gráfico, produtos e serviços) Experiencia em consultorias de design a empresas de grande porte na concepção e implantação de projetos de design, pesquisa e desenvolvimento e liderança de time. Formação: Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual (UFRJ) e Administração (UFRRJ). Pós graduação em marketing. Curso de Inovação (FAU USP), Atuação há 3 anos como CX Lead (design de serviços) na Claro Brasil.

Projetos
PPDESDI Mestrado

Gestão do design: desenvolvimento de competências para o Designer-gestor

O design é visto como fator de diferenciação de produtos e serviços, e vem contribuindo também com o desenvolvimento e inovação de processos sociais, ambientais, tecnológicos e culturais. À medida que novos campos de atuação vão surgindo, são atribuídas novas responsabilidades ao Designer. O aumento do número de informações dentro de um projeto, a inserção de outros grupos profissionais e a necessidade de comunicação junto aos clientes indicam que a atividade profissional deve se adaptar. Competências de gestão de projetos e comunicação são requeridas para atuar de forma produtiva em grandes equipes e distintas estruturas organizacionais. Os coordenadores de projetos, porém, têm pouco conhecimento de gestão. São colocados nessa função por sua experiência desenvolvendo projetos. Uma vez gestores, se veem diante de responsabilidades diferentes, como gestão do fluxo de trabalho, gestão de pessoas, manutenção do relacionamento com as diversas esferas do projeto (integração entre equipes, interfaces com 'quem aprova', necessidade de trabalhar em conjunto com outros grupos, etc.). Surge, portanto, a figura do gestor de design ou Designer-gestor. O objetivo desse trabalho é definir as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para o exercício dessa nova função. Foi escolhido como método a Design Science Research, porque esta sistemática propõe aproximação entre desenvolvimento teórico e problemas de ordem prática. O referencial teórico é composto por três pilares: conceitos de Engenharia, Administração e Gestão do design. Foram realizadas entrevistas semistruturadas com gestores de design. A união desse material resultou no Modelo de Competências para o Designer Gestor, um artefato que contêm as competências necessárias para que o designer atue como gestor. O Modelo está organizado em: Competências de design (Gerais e Específicas), Competências gerenciais (Controle e organização de projetos, Pessoas e Comunicação) e Competências de perspectiva. O modelo passou por uma etapa de validação, que permitiu que alguns ajustes fossem feitos. Este modelo contribuirá na formação de novos profissionais e poderá ser utilizado por Designers como balizador das competências que precisa desenvolver para gerir projetos, identificar seus pontos fortes e as competências que precisam ser desenvolvidas. Para empresas, o modelo pode ajudar a definir funções para abertura de cargos de gestão em design.

26 mar 2019
Alessandra Chazin