Gestão do design: desenvolvimento de competências para o Designer-gestor
O design é visto como fator de diferenciação de produtos e serviços, e vem contribuindo também com o desenvolvimento e inovação de processos sociais, ambientais, tecnológicos e culturais. À medida que novos campos de atuação vão surgindo, são atribuídas novas responsabilidades ao Designer. O aumento do número de informações dentro de um projeto, a inserção de outros grupos profissionais e a necessidade de comunicação junto aos clientes indicam que a atividade profissional deve se adaptar. Competências de gestão de projetos e comunicação são requeridas para atuar de forma produtiva em grandes equipes e distintas estruturas organizacionais. Os coordenadores de projetos, porém, têm pouco conhecimento de gestão. São colocados nessa função por sua experiência desenvolvendo projetos. Uma vez gestores, se veem diante de responsabilidades diferentes, como gestão do fluxo de trabalho, gestão de pessoas, manutenção do relacionamento com as diversas esferas do projeto (integração entre equipes, interfaces com 'quem aprova', necessidade de trabalhar em conjunto com outros grupos, etc.). Surge, portanto, a figura do gestor de design ou Designer-gestor. O objetivo desse trabalho é definir as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para o exercício dessa nova função. Foi escolhido como método a Design Science Research, porque esta sistemática propõe aproximação entre desenvolvimento teórico e problemas de ordem prática. O referencial teórico é composto por três pilares: conceitos de Engenharia, Administração e Gestão do design. Foram realizadas entrevistas semistruturadas com gestores de design. A união desse material resultou no Modelo de Competências para o Designer Gestor, um artefato que contêm as competências necessárias para que o designer atue como gestor. O Modelo está organizado em: Competências de design (Gerais e Específicas), Competências gerenciais (Controle e organização de projetos, Pessoas e Comunicação) e Competências de perspectiva. O modelo passou por uma etapa de validação, que permitiu que alguns ajustes fossem feitos. Este modelo contribuirá na formação de novos profissionais e poderá ser utilizado por Designers como balizador das competências que precisa desenvolver para gerir projetos, identificar seus pontos fortes e as competências que precisam ser desenvolvidas. Para empresas, o modelo pode ajudar a definir funções para abertura de cargos de gestão em design.
Design is seen as a differentiation factor for products and services. It also contributes on social innovation, environmental, technological and cultural processes. As new fields show up, this professional takes on new responsibilities. If the discussion was about form and function' or ergonomics', now it deals with 'man's relationship with the digital environment', 'product enhancement,' services, processes, and 'experiences' and of promote innovation. Information growth, multidisciplinary teams and relationship with stakeholders shows that Designers have to adapt their practices. Management and communication skills are required to work productively in teams and different organizational structures. However, design managers have little management knowledge. They are promoted for their experience on projects, but once these managers are faced with challenges such as workflow management, people management, relationships with steakholders (team integration, interfaces with 'approve', need to work together with other groups, etc.), they are not prepared, at least in Brazil´s context. This work objective is to define the mainly competences (knowledge, skills and attitudes) for this new function: design managing. The "Design Science Research" Method was used, because of its approach to practical problems. Some design managers were interviewed and key competencies to managing, such as planning, vision of the whole process, negotiation, conflict management, communication and control mechanisms, were identified. It has resulted on the Model Skills for the Design Manager, which is divided into: Design competencies (General and Specific), Management competences (Project control and organization, People and Communication) and Perspective competencies. The model, validated with experts, indicates a way to train new design managers. It also provokes reflection on career evolution, new professional perspectives and the awareness of design management importance. In the long run, it is believed that this will allow design companies to get structured, train their employees and promote sustainable growth.