--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Pedro Paulo Giudice de Menezes

Pedro Menezes é designer gráfico, ilustrador, publicitário e escritor. É doutorando e mestre em Design no PPD da ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com uma pesquisa sobre livros infantis ilustrados no Brasil. É bolsista da CAPES. Graduado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP). Sua dissertação de mestrado foi selecionada entre os trabalhos não publicados no 34 Prêmio de Design do MCB (Museu da Casa Brasileira). Foi docente, responsável pelas disciplinas Criação Publicitária no curso de Graduação em Publicidade e Propaganda na UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, e Comunicação e Marketing no curso de Pós-Graduação (lato sensu) de Marketing Turístico no SENAC São Paulo, Águas de São Pedro e Campos de Jordão. Foi docente na UNIFIEO (Fundação Instituto de Ensino para Osasco), responsável pelas disciplinas Tipografia I e II, Análise Gráfica e Produção Gráfica no curso de Graduação em Design Digital; e Planejamento Gráfico no curso de Graduação em Jornalismo. Foi responsável de 2013 a 2016 pela criação de identidade visual e projeto expográfico do "Circuito das Artes" e da "Mostra Triangulações", em Salvador, BA; e pelas identidades visuais e catálogos das exposições "Corpo e Imagem dos Terreiros" e "O Silêncio Nagô Calou em Mim", ambas da fotógrafa e professora da Universidade de Brasília (UNB) Denise Conceição Ferraz de Camargo (CAMARGO, D. C. F.). Em 2014 tem seu primeiro livro infantil publicado pela Pólen Livros: "Joãozinho Quero-Quero". Em 2015 lança o livro "Caderno de Observação de um Filho", também pela Pólen Livros. Em 2017 lança os livros "Urso Alfredo e o Mistério na Neve" e "Cadu e o mundo que não era" pela Pólen Livros. Em 2019 lança mais dois livros infantis pela Pólen Livros: "Uma Menina, um Rio" e "Dois Ursos Diferentes". Em 2021, lança o livro infantil ilustrado "Suki e a Ilha do Horizonte". Em 2022, lança três novos livros infantis ilustrados: Nina no espaço, Por um biscoito de polvilho e O jardim de Olívia

Projetos
PPDESDI Mestrado

Discussões sobre qualidade de projeto em capas de livro – uma investigação a partir do Prêmio Jabuti (2000 a 2018)

Este trabalho propõe uma investigação sobre os diferentes discursos sobre qualidade de projeto das capas de livros brasileiros, a partir de um recorte de capas premiadas pelo Prêmio Jabuti entre 2000 e 2018, e através de depoimentos obtidos por entrevistas qualitativas com os agentes envolvidos no processo de execução, venda e avaliação das capas: designers gráficos, editores, livreiros, jurados e curadores do prêmio. Procura oferecer uma visão heterogênea e multifacetada sobre a importância da capa do livro brasileiro, seu desenvolvimento histórico e seu papel na realidade atual do país. Na pesquisa, investiga-se o que chancela a ideia de qualidade de uma capa de livro, através da percepção dos profissionais que produzem, articulam e promovem o fluxo deste mercado de atuação. Evidencia-se a importância e o papel da capa que, em primeira instância, informa e sintetiza o livro e a natureza do texto contido nele.

23 mar 2020
Pedro Paulo Giudice de Menezes
PPDESDI Doutorado

O livro infantil ilustrado brasileiro contemporâneo: a importância do projeto gráfico para a experiência dos leitores

A pesquisa de doutorado O livro infantil ilustrado brasileiro contemporâneo: a importância do projeto gráfico para a experiência dos leitores propõe uma investigação a respeito do projeto gráfico dos livros infantis ilustrados contemporâneos brasileiros e sua recepção pelas crianças, no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro, O colégio Pedro II. Busca enxergar a importância do texto e das imagens conciliadas em uma proposta unificada, que se soma às definições do suporte material (formatos, papéis, e recursos gráficos) e como essa conformação do objeto livro afeta e é determinante para a experiência dos leitores infantis. A pesquisa se desenvolve partir de um recorte de obras relevantes selecionadas e analisadas entre os anos 1990 e 2020 com foco no projeto gráfico, e através de oficinas com crianças, que são o público-alvo, com intuito de se compreender a recepção, o olhar, a percepção e a experiência dos leitores contemporâneos.

Pedro Paulo Giudice de Menezes