--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Doutorado

O livro infantil ilustrado brasileiro contemporâneo: a importância do projeto gráfico para a experiência dos leitores

Resumo

A pesquisa de doutorado O livro infantil ilustrado brasileiro contemporâneo: a importância do projeto gráfico para a experiência dos leitores propõe uma investigação a respeito do projeto gráfico dos livros infantis ilustrados contemporâneos brasileiros e sua recepção pelas crianças, no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro, O colégio Pedro II. Busca enxergar a importância do texto e das imagens conciliadas em uma proposta unificada, que se soma às definições do suporte material (formatos, papéis, e recursos gráficos) e como essa conformação do objeto livro afeta e é determinante para a experiência dos leitores infantis. A pesquisa se desenvolve partir de um recorte de obras relevantes selecionadas e analisadas entre os anos 1990 e 2020 com foco no projeto gráfico, e através de oficinas com crianças, que são o público-alvo, com intuito de se compreender a recepção, o olhar, a percepção e a experiência dos leitores contemporâneos.

Resumo (Inglês)

The doctoral research The contemporary Brazilian illustrated children's book: the importance of graphic design for the readers' experience proposes an investigation into the graphic design of contemporary Brazilian illustrated children's books and their reception by children, in the context of a public school in Rio de Janeiro. January, Pedro II College. It seeks to see the importance of text and images reconciled in a unified proposal, which adds to the definitions of material support (formats, papers, and graphic resources) and how this conformation of the book object affects and is decisive for the experience of child readers. The research is developed based on a selection of relevant works selected and analyzed between the 1990s and 2020s with a focus on graphic design, and through workshops with children, who are the target audience, with the aim of understanding the reception, the look, the perception and experience of contemporary readers.