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Christiane Mello

Mestre em Communications Design pelo Pratt Institute em Nova York, curso realizado com bolsa integral da Capes, e graduada em Desenho Industrial com hablitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Foi professora substituta do curso de Comunicação Visual/Design da EBA/UFRJ (2016-2018). Lecionou no Curso Técnico em Multimídia do Programa NAVE Rio, uma parceria entre o Instituto Oi Futuro e a SEEDUC-RJ (2010-2015). Nesse curso, era responsável pela disciplina de Projeto de Interface e orientava projetos de alunos que integravam diversas disciplinas. Ministrou cursos sobre leitura de imagens para professores da Secretaria Municipal de Educação/RJ, nos cursos Leitura, Literatura e Formação de Leitores e Jovens Leitores, promovidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ (2008-2018). Lecionou nos cursos de Pós-graduação em Design e Ilustração nas instituições Famath, Istituto Europeo di Design (IED Rio) e Miami Ad School. Participou do Educação 360 STEAM, evento realizado pelos jornais O Globo e Extra, ministrando o workshop para educadores "Metodologia de Projeto aplicada à criação de apps". É sócia-diretora do Estúdio Versalete, onde atua como diretora de arte em projetos de design editorial e institucional, e da HackeArte, iniciativa independente em educação criativa para professores. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, design editorial, design institucional e ilustração.

Projetos
PPDESDI Doutorado

Aprendizagem Baseada em Design na formação continuada de professores do Ensino Médio

O entrelaçamento entre o campo do Design e a área da Educação, no que tange à ampliação da interdisciplinaridade do processo projetual para as práticas de ensino-aprendizagem, com a intenção de contribuir na formação de professores capazes de atuar na complexidade do mundo contemporâneo, é o tema central desta pesquisa. Faz-se urgente, principalmente no cenário pós-pandêmico, catalisar esforços de diferentes áreas do conhecimento para, em parceria com os profissionais da educação, pesquisar, refletir e debater os desafios existentes na realidade das escolas públicasbrasileiras, buscando construir uma educação que vai além da transmissão de informação, que considera o ensino com propagação da experiência (Kastrup, 1999) e a multidimensionalidade das questões envolvidas nos processos de ensino-aprendizagem, oportunizando o pensamento crítico e a autonomia na formação de jovens. O avanço exponencial dos recursos tecnológicos no século XXI nos força a questionar se as práticas e os conceitos de ensino-aprendizagem vigentes em grande parte das escolas públicas no Brasil são eficazes para construir um modo de pensar e agir que não seja apenas operacional e sistemático nos nossos jovens. Para além das questões práticas relativas ao domínio de linguagens e de aparatos tecnológicos, precisamos ampliar as discussões com foco no enfrentamento de problemas compostos de vários elementos e dispostos em um emaranhado de camadas como, por exemplo, o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta.

Mitchel Resnick (2017, p. 23) coloca a seguinte pergunta, “Como podemos ajudar osjovens a se desenvolverem como pensadores criativos, para que estejam preparados para uma vida neste mundo em que tudo muda tão rapidamente?” Ele apresenta então os quatro Ps que acredita serem centrais para ações educativas que se comprometam com o estímulo à criatividade e à inovação, a saber: projetos (projects), paixão (passion), parcerias (peers) e pensar brincando (play).

Partindo do pressuposto de que o aluno aprende melhor quando torna significativa ainformação ou os conhecimentos que lhe são apresentados (Hernández & Ventura,1998), o pensamento projetual, intrínseco ao Design, tem se revelado uma abordagem promissora como prática pedagógica para lidar com a fluidez do mundo contemporâneo e implementar espaços educativos mais instigantes e criativos. A Aprendizagem Baseada em Design, segundo Bianca Martins (2022, p.23), se apresenta como um tipo especial de aprendizagem ativa cuja “estratégia educativa favorece a abordagem multidimensional apropriada à abordagem de problemas do mundo contemporâneo, que se realiza por meio de trabalho em equipe, desenvolve a solução em colaboração

Christiane Mello