Aprendizagem Baseada em Design na formação continuada de professores do Ensino Médio
O entrelaçamento entre o campo do Design e a área da Educação, no que tange à ampliação da interdisciplinaridade do processo projetual para as práticas de ensino-aprendizagem, com a intenção de contribuir na formação de professores capazes de atuar na complexidade do mundo contemporâneo, é o tema central desta pesquisa. Faz-se urgente, principalmente no cenário pós-pandêmico, catalisar esforços de diferentes áreas do conhecimento para, em parceria com os profissionais da educação, pesquisar, refletir e debater os desafios existentes na realidade das escolas públicasbrasileiras, buscando construir uma educação que vai além da transmissão de informação, que considera o ensino com propagação da experiência (Kastrup, 1999) e a multidimensionalidade das questões envolvidas nos processos de ensino-aprendizagem, oportunizando o pensamento crítico e a autonomia na formação de jovens. O avanço exponencial dos recursos tecnológicos no século XXI nos força a questionar se as práticas e os conceitos de ensino-aprendizagem vigentes em grande parte das escolas públicas no Brasil são eficazes para construir um modo de pensar e agir que não seja apenas operacional e sistemático nos nossos jovens. Para além das questões práticas relativas ao domínio de linguagens e de aparatos tecnológicos, precisamos ampliar as discussões com foco no enfrentamento de problemas compostos de vários elementos e dispostos em um emaranhado de camadas como, por exemplo, o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta.
Mitchel Resnick (2017, p. 23) coloca a seguinte pergunta, “Como podemos ajudar osjovens a se desenvolverem como pensadores criativos, para que estejam preparados para uma vida neste mundo em que tudo muda tão rapidamente?” Ele apresenta então os quatro Ps que acredita serem centrais para ações educativas que se comprometam com o estímulo à criatividade e à inovação, a saber: projetos (projects), paixão (passion), parcerias (peers) e pensar brincando (play).
Partindo do pressuposto de que o aluno aprende melhor quando torna significativa ainformação ou os conhecimentos que lhe são apresentados (Hernández & Ventura,1998), o pensamento projetual, intrínseco ao Design, tem se revelado uma abordagem promissora como prática pedagógica para lidar com a fluidez do mundo contemporâneo e implementar espaços educativos mais instigantes e criativos. A Aprendizagem Baseada em Design, segundo Bianca Martins (2022, p.23), se apresenta como um tipo especial de aprendizagem ativa cuja “estratégia educativa favorece a abordagem multidimensional apropriada à abordagem de problemas do mundo contemporâneo, que se realiza por meio de trabalho em equipe, desenvolve a solução em colaboração
The central theme of this research is the intertwining of the field of Design and the area of Education, with regard to expanding the interdisciplinarity of the design process to teaching-learning practices, with the intention of contributing to the training of teachers capable of acting in the complexity of the contemporary world. It is urgent, especially in the post-pandemic scenario, to catalyze efforts from different areas of knowledge to, in partnership with education professionals, research, reflect and debate the existing challenges in the reality of Brazilian public schools, seeking to build an education that goes beyond the transmission of information, that considers teaching with the propagation of experience (Kastrup, 1999) and the multidimensionality of the issues involved in the teaching-learning processes, providing opportunities for critical thinking and autonomy in the education of young people. The exponential advance of technological resources in the 21st century forces us to question whether the teaching-learning practices and concepts in force in most public schools in Brazil are effective in building a way of thinking and acting that is not just operational and systematic in our young people. In addition to practical issues relating to the mastery of languages and technological devices, we need to broaden discussions with a focus on tackling problems made up of various elements and arranged in a tangle of layers, such as the depletion of our country's natural resources.
Mitchel Resnick (2017, p. 23) asks the following question: "How can we help young people to develop as creative thinkers, so that they are prepared for life in this world where everything changes so quickly?" He then presents the four Ps that he believes are central to educational actions that are committed to stimulating creativity and innovation, namely: projects, passion, peers and play.
Based on the assumption that students learn best when they make the information or knowledge presented to them meaningful (Hernández & Ventura,1998), design thinking, which is intrinsic to Design, has proved to be a promising approach as a pedagogical practice for dealing with the fluidity of the contemporary world and implementing more exciting and creative educational spaces. Design-Based Learning, according to Bianca Martins (2022, p.23), presents itself as a special type of active learning whose "educational strategy favors the multidimensional approach appropriate to addressing problems in the contemporary world, which is carried out through teamwork, develops the solution in collaboration.