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Bruno Ribeiro do Nascimento

Designer de Experiência do usuário, professor e pesquisador em design. Bacharel em design pela Universidade Federal do Ceará (2019) e Mestre em design pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022), na linha Teoria, Informação, Sociedade e História. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Design, Epistemologia e Moralidade da ESDI/UERJ (DEMO-UERJ) e ao Grupo de Pesquisa em Arte e Design da UFC (PADE-UFC). Fundador da empresa de consultoria de pesquisa em design - Ernest Manheim Pesquisa e Design. Atua em investigações no campo do design para inovação social, abordando questões como teoria do design, decolonialidade, interação humano-computador, tecnologias emergentes e pesquisa com usuários. Lidera pesquisa em design para inovação social focada no desenvolvimento de tecnologias de convivência para o semiárido, em parceria com a Escola Estadual Francisca Pinto e financiamento do Centro de Design do Ceará - KUYA. Atualmente é professor titular de design na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e no Instituto de Ciência e Tecnológica Atlântico.

Projetos
PPDESDI Mestrado

O design na obra de Enrique Dussel

Neste trabalho, buscamos partilhar reflexões com aqueles que têm refletido o design baseado em cosmovisões e saberes múltiplos, desde a América Latina. Compartilhamos com eles questões como: é possível ‘reorientar’ o design para a superação das crises ecológicas e sociais? É possível projetar desde outros marcos interpretativos e experiências de mundo diversas? Esses questionamentos se somam a de pesquisadores e praticantes de design que têm refletido sobre as consequências das práticas da disciplina e buscado novos modelos de atuação para ela (DUNNE, RABBY, 2013; MALPASS, 2013), como o design para transição (IRWIN et al., 2015), design justice (COSTANZA-CHOCK, 2020), os enfoques ontológicos do design (WINOGRAD e FLORES, 1989; FRY, 2013; ESCOBAR, 2016), dentre outros. No contexto latino-americano, a busca por novos paradigmas de atuação da disciplina tem sido realizada (dentre outros) com o suporte dos estudos decoloniais, que propõem revisões da constituição histórica da modernidade no continente (QUINTERO et al., 2019), por meio da reflexão continuada sobre a realidade cultural e política latino-americana (ESCOBAR, 2005). As interfaces entre os estudos decoloniais e o campo do design têm crescido nos últimos anos, atraindo interesses de ambos os lados (AKAMA et al., 2019). O resultado disso é um conjunto heterogêneo de reflexões que apontam para deslocamentos e novas formulações sobre o campo. Buscamos, nesta dissertação, ampliar esta interface, por meio da sistematização e discussão do tema na obra de Enrique Dussel. O filósofo argentino-mexicano, que é uma peça-chave do denominado giro decolonial (decolonial turn), produziu, entre as décadas de 70 e 90, profícuas reflexões quanto à disciplina ‒ que abrange desde os seus fundamentos filosóficos e se estende às discussões quanto a uma política latino-americana para a disciplina. Apesar da riqueza de suas contribuições, elas permanecem relativamente desconhecidas do público em geral e, em particular, pelo nosso campo. Com isso, oferecemos um conjunto de elementos teóricos e conceituais que auxiliam os pesquisadores e interessados em design a localizá-lo no horizonte dos estudos decoloniais. De outro modo, esperamos traçar, um panorama geral das contribuições do pensamento crítico latino-americano que auxiliem o design a se configurar como instrumento crítico nos quadros disciplinares, científicos e sociais contemporâneos.

20 jan 2023
Bruno Ribeiro do Nascimento