1a. Maratona de edição Design + Mulheres + LGBTIA + na Wikipédia

A 1a. Maratona de Edição Design + Mulheres + LGBTIA + é uma iniciativa que busca incentivar a pesquisa e a criação de conteúdos sobre Design na Wikipédia em português a partir de uma perspectiva de gênero, além de reunir pessoas interessadas na construção de conhecimento público e de qualidade.

O evento é presencial, gratuito e aberto ao público e à comunidade ESDI/UERJ. A atividade inclui almoço, coffee-break, brindes e certificados para AACCs!

Mas atenção! As vagas são limitadas a 24 participantes, então corra para fazer a sua inscrição neste link! Será dada prioridade para a inscrição de mulheres e pessoas LGBTIA+.

Desde muito tempo, enciclopédias funcionam como um ponto de partida para pesquisas sobre temas diversos e auxiliam no aprofundamento de investigações. Na internet, a Wikipédia é a mais popular delas, sendo um dos dez sites mais acessados do mundo. Mas quem nunca ouviu falar que a Wikipédia não é confiável? A verdade é que todas estas questões são um fantasma que têm ficado para traz, pois o conteúdo da enciclopédia vem aumentando em quantidade e qualidade ao longo dos últimos anos, graças ao empenho de uma comunidade de milhares de editorxs ao redor do mundo.

Ainda que tenha avançado, a disparidade de gênero é uma realidade, tendo em vista que na Wikipédia em português, somente 15% das edições de verbetes são realizadas por mulheres, o que reflete diretamente na escolha dos conteúdos. Além disso, as lacunas de gênero aparecem também nos conteúdos de Design na enciclopédia - atualmente existem 47 pessoas na categoria designers do Brasil: somente 13 são mulheres. Já na categoria designers gráficos do Brasil, de 40 artigos, apenas 4 são mulheres.

Diante disso, você está convidade a fazer parte do movimento que busca diminuir as lacunas de conteúdo sobre design e representatividade na Wikipédia lusófona. Faça sua inscrição neste link e venha fazer parte da comunidade da Wikipédia.

Esta maratona é parte do projeto de extensão universitário WikiDesign da ESDI, que objetiva o incentivo à pesquisa científica entre alunes de graduação e o público em geral, como forma de fomentar a pesquisa científica colaborativa e melhorar os conteúdos sobre design e história do design na Wikipédia.

O evento tem o apoio do Projeto Wikipédia como Ferramenta de Ensino e Aprendizado na Universidade - UFSC, Wikimedia Foundation e WMB - Wiki Movimento Brasil.

Sábado, 26 de novembro

10:00 - 10:30: Boas vindas e apresentações iniciais

10:30 - 12:30: Oficina de edição e diálogos direcionados

12:30 - 13:30: Almoço e confraternização

13:30 - 15:30: Primeira rodada de edições

15:30 - 16:00: Coffee-break (intervalo)

16:00 - 17:30: Segunda rodada de edições

17:30 - 18:00: Fechamento

Inscreva-se no evento

Conheça mais sobre o Projeto WikiDesign aqui.