Seminário Desenhos de futuro

A partir de intersecções entre design especulativo, arte e tecnologia, este seminário apresenta diferentes perspectivas para a construção de cenários de futuro objetivando o enfrentamento das consequências da crise climática e o desenvolvimento de protótipos e soluções que permitam visualizar, antecipar e comunicar futuros possíveis como forma de atuar no presente. Este seminário faz parte do projeto Rio 2050, que busca criar pontes entre diferentes cidades do mundo na construção colaborativa de cenários de futuro. No encontro apresentaremos pesquisas que convergem em busca de formas de comunicar e  lidar com problemas complexos a partir de reflexões sobre cidades inteligentes e o papel do design especulativo como ferramenta de imaginação - como o design pode ser uma ferramenta especulativa que, com olhos no futuro, atua nas urgências do presente.

Desenhos de Futuro promoverá também, no segundo dia do evento, uma oficina de construção e animação de artefatos, ministrada pelo professor Filipe Pais da Universidade das Artes de Londres. Capacidade máxima: 12 participantes. Organização: Guilherme Altmayer

Palavras-chave: design especulativo, cidades inteligentes, robótica, crise climática, arte e tecnologia, comunicação, greenwashing

Imagem: Georgy Krutikov, Nova Cidade (Cidade Voadora). Projeto de conclusão de curso do estúdio de Nikolay Ladovsky no Departamento de Arquitetura das Vkhutemas, Moscou, 1927-1928.

18 de abril 2023 - terça-feira

• Abertura: Design Especulativo para a construção de cenários de futuro
  • Guilherme Altmayer (ESDI/UERJ)

Abertura do seminário, apresentação da programação e introdução dos painelistas e as questões a serem abordadas, a partir de uma perspectiva do design especulativo, dentro do projeto Rio 2050 que objetiva, através de uma série de atividades, interligar cidades do mundo que estão imaginando futuros a partir da construção de cenários, visões críticas sobre cidades inteligentes, inteligência artificial e a internet das coisas.

Meu Corpo, Meu Planeta

Leno Veras de Carvalho (ECO-PÓS/UFRJ)

Valentina Kurkdjian Teixeira (ESDI/UERJ)

Apresentação crítica dos processos e resultados do projeto Meu Corpo, Meu Planeta. Em parceria com Museu da ONU, MAM-Rio e National History Museum de Londres, estudantes da ESDI participaram, em 2022, de uma imersão colaborativa para, através do uso de ferramentas de design thinking, construir estratégias de comunicação e conscientização climática para públicos entre 18 e 24 anos a partir do carnaval.

Rio 2050: cenários e soluções para mitigar a crise climática

Não Olhe para Cima

Ana Mel Naciff, Maria Eduarda Pessoa, Rafael Inocencio (ESDI/UERJ)

Você tem fome de quê?

João Gabriel Calvo, Sofia Herschmann, Yan Gouvêa (ESDI/UERJ)

Apresentação do trabalho de design especulativo dentro do projeto Rio 2050, em colaboração com o Prof. Daniel Portugal e Wandyr Hagge. Utilizando estratégias de criação de cenários utilizando capas de jornais, os estudantes imaginaram o Rio de Janeiro em 2050 a partir da análise de projeções sobre a crise climática, criando soluções para problemas projetados em um futuro próximo, a partir de reflexões sobre a Rio 92.

O retorno de objetos, quase-objetos e super objetos

Filipe Pais (Escola Nacional Superior de Artes Decorativas/ ENSAD Paris e Universidade das Artes de Londres/UAL)

Inspirado em conto da obra Objeto Quase (1978), de José Saramago, sobre a vida social dos objetos, a ambiguidade entre humano e não-humano, objeto e coisa, viver e não viver, este encontro promove uma reflexão sobre o quanto o mundo que vivemos se aproxima cada vez mais do fictício imaginado por Saramago a partir da internet das coisas, inteligência artificial, cidades e objetos inteligentes.

19 de abril 2023 - quarta-feira

Oficina quase objetos: MisB Kit

Filipe Pais (University of the Arts London/UAL)

MisB Kit é um kit de blocos de construção de código aberto que permite construir e animar rapidamente objetos físicos sem exigir qualquer experiência prévia em engenharia, codificação ou robótica. Participantes desta oficina de pesquisa utilizam o MisB Kit em artefatos do dia a dia para demonstrar ações ou reações espontâneas que não são sistematicamente previsíveis durante a interação e que não são diretamente inferíveis a partir de sua forma física.