--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Graduação Design

Exposição da disciplina Design, Economia e Política

Mostra de cartazes realizados durante a disciplina de Design, Economia, e Política pela turma 58 com orientação do professor Guilherme Altmayer. 

É possível que a relação mais comum que se faça entre Design e Economia seja a de que este agrega valor a produtos e serviços, aumentando ganhos e margem de lucro. Termos como otimização, branding, valor agregado, fazem parte desta nuvem de relações entre práticas do design e economia. No entanto, a relação entre design e economia é bastante mais complexa do que uma simples equação de valoração e ganho. 

O Design se encontra enredado em um sistema econômico e político composto por uma trama de relações de poder que conformam cenários macroeconômicos, que incidem diretamente na microeconomia, e influenciam nas decisões do estado, das populações, dos indivíduos. Não é possível dissociar o campo da economia política, tampouco das políticas econômicas. 

No mesmo sentido, pouco ainda se reflete sobre o design como um campo politicamente implicado, em muitas instâncias das nossas vidas. O Design pensa, logo, é um agente atuante na produção e na propagação de discursos. Podemos refletir sobre o design como um campo do fazer político? Quais as implicações econômicas e políticas do fazer design? Como podemos fomentar um olhar crítico sobre o entorno que atravessa nossas práticas e molda nossas decisões?

Os 13 trabalhos reunidos nesta exposição, compostos de posters e legendas comentadas, propõem reflexões críticas sobre as relações políticas e econômicas do design, e designers, na contemporaneidade. As temáticas propostas foram escolhidas de forma livre pelos diferentes grupos, a partir das discussões em sala de aula e diferentes atravessamentos de cada estudante no fazer, estudar e trabalhar design. 

A diversidade de olhares aqui aportadas aponta para enredamentos econômicos e políticos do Design e designers sobre temas como sustentabilidade, divisão internacional do trabalho, políticas queer, etarismo e tecnologia, favela, subúrbio, direitos autorais, capitalismo, inteligência artificial, globalização, luta de classes e reforma agrária - evidenciando a emergência de manter no horizonte das práticas educacionais do Design as implicações econômicas e políticas nos muitos territórios em que opera.

Guilherme Altmayer

Fotos da abertura feitas pela aluna e fotografa, Sara Monteiro.