--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI

Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas a implementação do design moderno no Brasil na década de 1960

A implementação do design moderno no Brasil, ocorrida nas décadas de 1950/60 foi um momento de disputa entre visões divergentes sobre qual deveria ser a estrutura de uma escola de design num país economicamente subdesenvolvido, mas como umadiversidade cultural imensa. Nesta pesquisa, investigamos sobre movimentos de resistência crítica ao que estava sendo implementado como ensino e pedagogia em design moderno, no momento de sua institucionalização no país. A pesquisa, inserida no campo da história em design, olha em especial para três casos de projetos de escola desenvolvidos na década de 1960: a Escola de Desenho Industrial e Artesanato, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi inserido no Complexo do Solar do Unhão, Salvador, Bahia, de 1961-64; o Centro de Estudos Universitários do Parque Lage, 1965, projeto da mesma; e a paralisação de 14 meses da Escola Superior de Desenho Industrial, entre 1968-1969, tentativa coletiva de reforma estrutural da escola. Nessa pesquisa desenvolvemos uma abordagem decolonial sobre a história do design no Brasil e buscamos recuperar um debate entre visões divergentes que guiaram os primeiros anos de instauração da educação e prática de design moderno no Brasil, quando se disputava em que medida o ensino deveria ser baseado em modelos externos, adaptados ou não, ou deveria ser formulado baseado nas condições da realidade sociocultural e econômica do país. Como uma maneira de imaginar como essas escolas poderiam ter funcionado, já que ficaram em projeto, as fabulações especulativa e crítica foram mobilizadas como ferramentas metodológicas. Acreditamos que investigar criticamente esses projetos pode nos ajudar a pensar o ensino de design hoje.