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Projeto de Extensão

Correspondências

Propondo-se como uma plataforma para a experimentação criativa em torno de encontros de saberes ‘tradicionais’ e ‘acadêmicos’, o projeto Correspondências se estabelece por meio de oficinas, rodas de conversa e intercâmbio de saberes e conhecimentos entre ‘mestres’ indígenas, quilombolas e de terreiro de todo o Brasil e estudantes e profissionais de design, arte, arquitetura e urbanismo do Rio de Janeiro. Realizado nas instalações da Esdi/UERJ em seu campus na Lapa, com apoio de instituições parceiras, o projeto tem por objetivo estabelecer pontes para a troca de saberes e conhecimentos tradicionais e acadêmicos relacionados à composição e construção de imagens, artefatos e ambientes, em uma perspectiva transversal, que considera a heterogeneidade das práticas de conhecimento se comprometendo a corresponder às questões e aos afetos relevantes para os participantes do processo. Através de uma sequência de encontros em que, de forma coletiva, são experimentadas composições entre diversas práticas de conhecimento que tem por fim a realização de um experimento criativo concreto, estudantes e mestres participam de um processo de correspondência, compartilhando experiências, técnicas, ferramentas, procedimentos e processos, se permitindo afetar reciprocamente. Assim, é por meio da composição coletiva que os participantes colocam em prática o exercício de correspondência entre saberes, mote deste projeto. Como resultado de cada um desses encontros (oficinas), o grupo de estudantes e mestres constrói coletivamente experiências criativas e afetivas concretas, apresentadas ao público da universidade ao término do período de intercâmbio, que pode variar de uma semana a um mês. Em paralelo, pesquisadores acadêmicos envolvidos com temáticas relacionadas às oficinas são convidados a participar, seja como professores associados ou em rodas de conversa abertas ao público em geral.