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Projeto de Extensão

Usos do Design na escola: Articulação entre Universidade e Escola para implementar práticas, recursos e espaços de aprendizagem mais instigantes

Este projeto propõe a identificação, implementação e divulgação de estratégias de articulação entre espaços, objetos e saberes produzidos na Escola Superior de Desenho Industrial/UERJ, na Faculdade de Educação/UERJ, Faculdade de Formação de Professores/UERJ e no Colégio de Aplicação/UERJ, visando à qualificação docente e à promoção de educação básica de qualidade. Após ressignificação do projeto na pandemia os objetivos são: (1) Estabelecer, a partir da análise colaborativa entre pesquisadores, professores e designers, oportunidades para uma prática educativa maker (online e/ou presencial): um conjunto de princípios, conceitos, ações e tecnologias a serem levados em consideração na identificação/elaboração de práticas instigantes de aprender-fazendo. Entendemos que estas ações têm o potencial de promover a integração entre designers, pesquisadores, professores e técnicos da UERJ, aproximando as competências e conteúdos curriculares ao cotidiano e às linguagens/interações dos alunos contemporâneos favorecendo uma aprendizagem mais instigante. Quanto ao Método, trata-se de uma pesquisa-intervenção sobre possibilidades de uso de estratégias do Design no cotidiano escolar. Os resultados esperados são: (1) Framework com princípios, conceitos, ações e tecnologias a serem levados em consideração na identificação e/ou elaboração de práticas instigantes de aprender-fazendo; (2) Artefatos didáticos digitais, disponíveis online, com a síntese de conceitos alcançados, indicação de boas práticas e proposição de atividades; (3) Versão adaptada deste material para ser impressa (DIY); (4) Desenvolvimento/implementação de dispositivos para aprimorar experiências de ensino aprendizagem; (5) Cursos online e/ou presenciais, de formação continuada para escolas públicas explorando possibilidades de usos de práticas educativas maker na educação online e presencial; (6) Eventos, oficinas e mostras tecnológicas; (7) Artigos, eventos e publicações divulgando os achados da pesquisa.