Projeto de Extensão

Laboratório Socioambiental de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – LSECAU

O presente projeto de extensão apresenta como foco de interesse principal a criação de um Laboratório Socioambiental de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (LSECAU) na UERJ, com a configuração de um Escritório Modelo vinculado a Faculdade de Engenharia – DCCT/FEN/UERJ. Assim, a proposta do projeto de extensão é desenvolver uma participação discente expressiva na execução de estudos e elaborações de projetos e pesquisas de cunho socioambiental, colaborando para o ensino, a pesquisa e a extensão, ao garantir uma vivência profissional complementar, aproximando os alunos à realidade do mercado profissional. O LSECAU, contará com uma estrutura transdisciplinar, buscando, a partir de um atravessamento de saberes, o desenvolvimento de mapeamentos e estudos tecnológicos para qualificação de construções de interesse social. Desta forma, o LSECAU pretende detectar potenciais e construir parcerias em comunidades carentes, associações de moradores, instituições beneficentes, entre outros, e também com profissionais que atuem informalmente em suas comunidades, buscando o mapeamento e as investigações técnicas sobre os saberes construtivos autóctones encontrados nas comunidades ou grupos pesquisados e construindo possíveis parcerias que busquem aprimoramento. Tomaremos como base para as parcerias e serviços a aplicação da Lei 11.888 de 24 de dezembro de 2008. Esta lei federal, garante assistência técnica gratuita para famílias de baixa renda, prestada por profissionais habilitados tecnicamente nos campos da arquitetura, urbanismo e engenharia, para projetos de construções e moradia para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Dentre os grupos habilitados para prestação dos serviços, estão descritos os profissionais vinculados aos “programas de extensão universitária, por meio de escritórios-modelo”.