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Projeto de Extensão

Observatório etnográfico de design e inovação social no Rio de Janeiro

O projeto pretende criar um ambiente de observação, exposição e diálogo entre a Escola Superior de Desenho Industrial e a cidade do Rio de Janeiro, a partir da observação participante (abordagem etnográfica) de ações conceituadas e implementadas, seja pelo setor público, seja pelo setor privado ou por grupos sociais específicos, no que tange à gestão e ao desenvolvimento da própria cidade, e, mais especificamente, nas soluções tecnológicas, urbanísticas, produtivas e culturais, que busquem endereçar grandes questões sócio-culturais. Nesse sentido, em um primeiro momento, o projeto constitui-se em duas vertentes: 1) uma que observa como, na cidade do Rio de Janeiro, se constituem os processos de transformação urbana, não entendida aqui como restrita ao campo específico da arquitetura e do urbanismo, mas entendendo a urbes como espaço sócio-cultural, em que diferentes atores interagem com o meio-ambiente natural e o construído, em maior ou menor grau de interatividade. Assim, busca identificar, conhecer e dialogar com iniciativas que se direcionem para a gestão ou a transformação (via inovação) da própria cidade, vista como um todo formado por diversos sistemas, tais como o de transporte, saúde, habitação, educação, limpeza, segurança e etc. 2) busca observar, identificar e sistematizar ações, bem como dialogar, dentro do campo mais específico do design, que se orientem para o enfrentamento das questões relativas à cidade, entendida como um sistema complexo de sujeitos, entidades, espaços e práticas sociais. Nessa vertente, a ação do projeto de extensão não se restringe ao context carioca, ampliando o campo do diálogo para toda a comunidade de design, buscando identificar, dentro dela, profissionais, abordagens, metodologias e melhores práticas, que possam colaborar para os processos de gestão e inovação do espaço social urbano carioca. Essas duas vertentes se encontram em um ambiente virtual que visa gerar uma janela para o diálogo entre as questões.