Unidade de Desenvolvimento Tecnológico

Laboratório Socioambiental de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - LSECAU

O Laboratório Socioambiental de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, teve seu início no ano de 2015, vinculado ao DCCT/FEN/UERJ. Atualmente, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo DAU/ESDI/UERJ, o LSECAU continua seguindo seu objetivo central de funcionar como um escritório modelo universitário, desenvolvendo serviços de assistência técnica gratuita nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia civil para comunidades carentes e famílias com renda de zero e três salários mínimos, conforme prevê o decreto 11.888/08. Assim, a proposta do projeto de extensão é desenvolver uma participação discente expressiva na execução de estudos e elaborações de projetos e pesquisas de cunho socioambiental, colaborando para o ensino, a pesquisa e a extensão. Procura-se garantir uma vivência profissional complementar, aproximando os alunos à realidades sociais e ao mercado profissional. O LSECAU conta com uma estrutura transdisciplinar que busca, a partir de um atravessamento de saberes, o desenvolvimento de mapeamentos e estudos tecnológicos para qualificação de comunidades carentes e construções de interesse social.