Revista Arcos: Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação
Desde 2019, o DesEduca lab na ESDI/UERJ enfrentou o desafio de organizar uma publicação na revista Arcos Design para dar espaço às pesquisas do laboratório. Inicialmente, realizamos eventos temáticos, depois oferecemos disciplinas e orientamos projetos relacionados. O laboratório cresceu de 3 coordenadores para 25 integrantes, incluindo alunos de graduação a doutorado, pesquisadores e membros da comunidade externa. Hoje, o DesEduca lab desenvolve projetos e atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Nossa proposta é construir conhecimentos e articular pessoas, ações e afetos voltados ao uso do Design como meio transformador das práticas educativas. Entendemos o pensamento projetual como algo que atravessa artefatos, tecnologias e espaços, conectando subjetividades, políticas identitárias e epistemologias, além das materialidades visíveis. Por isso, investigamos o design em práticas educativas formais e informais, na formação em design e na formação de professores.
A chamada para a edição temática da Arcos Design foi pensada coletivamente para refletir os múltiplos interesses e a identidade do laboratório, estimulando trabalhos críticos sob o tema “Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação”. Defendemos uma visão plural da educação, que acontece em múltiplos espaços, sem hierarquização dos conhecimentos, valorizando a interdisciplinaridade e compreendendo o design como prática educativa.
Reconhecemos que projetar e articular conhecimentos não é exclusividade de designers profissionais. Professores e estudantes também são designers de situações de aprendizagem, expressando capacidades projetivas para lidar com desafios educacionais. Por isso, ampliamos o conceito de educação e design para abarcar práticas e saberes fora dos cânones tradicionais desses campos.