Programa Pedagógico
Faz parte da filosofia do Programa proporcionar a maior integração possível entre os participantes dos cursos de mestrado e doutorado, bem como com o curso de graduação em design. Nossas instalações físicas são compartilhadas, o que facilita a comunicação entre os estudantes do PPDESDI. Contamos com salas de estudo multiuso, dotadas de equipamentos conectados a internet e equipamentos como câmeras e scanners.
Disciplinas 2025+
Todas as disciplinas têm a mesma carga horária (60h/a por semestre) o que equivale a 4 créditos (15h/a = 1 crédito acadêmico). A disciplina de Metodologia Científica é obrigatória para os todos os mestrandos e doutorandos. Nela são discutidos os conceitos de metodologia, os procedimentos e técnicas da pesquisa acadêmica e a necessidade de profundo engajamento para a formação do pesquisador. É uma disciplina introdutória para estudantes que, no mestrado, estão ainda se familiarizando com a natureza da pós-graduação.
São obrigatórias também as disciplinas de fundamento das quatro linhas de pesquisa, vigentes a partir de dezembro de 2024, válida para ingressantes em 2025. Para o doutorado, é necessário cursar Epistemologia do Design. Algumas atividades obrigatórias e eletivas também valem créditos.
Mestrandos deverão cursar disciplinas e atividades obrigatórias e eletivas para completarem os 24 créditos exigidos e doutorandos os 48 créditos. Quando todos os créditos são cumpridos, discentes devem manter vínculo com o Programa por meio de inscrição semestral na disciplina Elaboração de Dissertação ou Tese.
O PPDESDI adota, também o exame de qualificação na metade do percurso. O aluno aprovado no exame de qualificação, poderá solicitar à CPD sua inscrição para a defesa pública de dissertação. O prazo máximo para integralização do curso de mestrado é de 24 meses e doutorado 48 meses.
Disciplinas eletivas
Tópicos especiais (todas as linhas)
Design, política e subjetivação
1. Enfoques Críticos em Design e Tecnologia
2. Design, corpo e tecnopolítica
3. Design e opressão
4. Ensino-aprendizagem e pensamento projetual: questões políticas e subjetivação
Design, gestão e inovação
1. Projeto de novos negócios
2. Design de serviços
3. Design e inovação
4. Design Generativo
5. Gestão do Conhecimento
Design, cultura e visualidade
1. Design de Informação e Memória Gráfica
2. Visualização de dados
3. História, design e cultura material
4. Imagem e discurso
5. Cultura, experiência estética e tecnologia
Design, territorialidades e antropoceno
1. Território, lutas sociais e ecologia política
2. Fazer e habitar para além do desenvolvimento
3. Política, Globalidade e contracolonialismo
4. Perspectivas críticas em arte e arquitetura
5. Imagens e imaginários da Terra/terra
6. Antropologia e filosofia para além do humano
7. Projeto, fabulação, futuros
Disciplinas até 2024
Teoria, Informação, Sociedade e História:
Obrigatória: Metodologia de Pesquisa para Teoria, Informação, Sociedade e História.
Eletivas: Acompanhamento de Estudos em Teoria, Informação, Sociedade e História - Elaboração Textual - Conceitos e Configuração do Campo do Design - Design e Antropologia - Design e Arquitetura - Design e Cidade - Design e Condição de Teoria - Design e Epistemologia - Design, Arte e Filosofia - Design, Cultura e Sociedade - Design, Informação e Linguagens Visuais - Digitalização e Preservação de Acervos Iconográficos - Experiência Interativa, Arte e Design - História do Design - História do Design no Brasil - História, Design e Cultura Material - Imagem Contemporânea: Genealogia e Investigações Críticas - Pensamento e Visualidade - Questões de Estética e de Teoria do Design - Seminários em Teoria, Informação, Sociedade e História - Teoria do Design: Uma Introdução - Tópicos Especiais em História do Design - Tópicos Especiais em Teoria do Design.
Tecnologia, Produto e Inovação:
Obrigatória: Doutorado: metodologia de Pesquisa para Tecnologia, Produto e Inovação.
Eletivas: Acompanhamento de Estudos em Tecnologia, Produto e Inovação - Computação Física - Design de Interação - Design e Inovação nos Serviços - Design, Ciência e Tecnologia - Gestão de Projetos - Indústrias Criativas e Inovação - Inovação e Design de Negócios - Métodos para Projetos de Produto - Mídias Digitais - Reconhecimento e Análise de Formas, Padrões e Imagem - Seminários em Tecnologia, Produto e Inovação - Técnicas Qualitativas na Pesquisa de Interface de Produtos - Tópicos Especiais em Inovação - Tópicos Especiais em Tecnologia - Usabilidade de Produto - Uso da Tecnologia de Interface para Design - Visualização da Informação.