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Programa Pedagógico

Faz parte da filosofia do Programa proporcionar a maior integração possível entre os participantes dos cursos de mestrado e doutorado, bem como com o curso de graduação em design. Nossas instalações físicas são compartilhadas, o que facilita a comunicação entre os estudantes do PPDESDI. Contamos com salas de estudo multiuso, dotadas de equipamentos conectados a internet e equipamentos como câmeras e scanners.

Disciplinas 2025+

Todas as disciplinas têm a mesma carga horária (60h/a por semestre) o que equivale a 4 créditos (15h/a = 1 crédito acadêmico). A disciplina de Metodologia Científica é obrigatória para os todos os mestrandos e doutorandos. Nela são discutidos os conceitos de metodologia, os procedimentos e técnicas da pesquisa acadêmica e a necessidade de profundo engajamento para a formação do pesquisador. É uma disciplina introdutória para estudantes que, no mestrado, estão ainda se familiarizando com a natureza da pós-graduação.

São obrigatórias também as disciplinas de fundamento das quatro linhas de pesquisa, vigentes a partir de dezembro de 2024, válida para ingressantes em 2025. Para o doutorado, é necessário cursar Epistemologia do Design. Algumas atividades obrigatórias e eletivas também valem créditos.

Mestrandos deverão cursar disciplinas e atividades obrigatórias e eletivas para completarem os 24 créditos exigidos e doutorandos os 48 créditos. Quando todos os créditos são cumpridos, discentes devem manter vínculo com o Programa por meio de inscrição semestral na disciplina Elaboração de Dissertação ou Tese.

O PPDESDI adota, também o exame de qualificação na metade do percurso. O aluno aprovado no exame de qualificação, poderá solicitar à CPD sua inscrição para a defesa pública de dissertação. O prazo máximo para integralização do curso de mestrado é de 24 meses e doutorado 48 meses.

Disciplinas eletivas 

Tópicos especiais (todas as linhas)

Design, política e subjetivação

1. Enfoques Críticos em Design e Tecnologia
2. Design, corpo e tecnopolítica
3. Design e opressão
4. Ensino-aprendizagem e pensamento projetual: questões políticas e subjetivação

Design, gestão e inovação

1. Projeto de novos negócios
2. Design de serviços
3. Design e inovação
4. Design Generativo
5. Gestão do Conhecimento

Design, cultura e visualidade

1. Design de Informação e Memória Gráfica
2. Visualização de dados
3. História, design e cultura material
4. Imagem e discurso
5. Cultura, experiência estética e tecnologia

Design, territorialidades e antropoceno

1. Território, lutas sociais e ecologia política
2. Fazer e habitar para além do desenvolvimento
3. Política, Globalidade e contracolonialismo
4. Perspectivas críticas em arte e arquitetura
5. Imagens e imaginários da Terra/terra
6. Antropologia e filosofia para além do humano
7. Projeto, fabulação, futuros

Disciplinas até 2024

Teoria, Informação, Sociedade e História:

Obrigatória:
 Metodologia de Pesquisa para Teoria, Informação, Sociedade e História.

Eletivas: Acompanhamento de Estudos em Teoria, Informação, Sociedade e História
- Elaboração Textual 
- Conceitos e Configuração do Campo do Design
- Design e Antropologia
- Design e Arquitetura
- Design e Cidade
- Design e Condição de Teoria
- Design e Epistemologia
- Design, Arte e Filosofia
- Design, Cultura e Sociedade
- Design, Informação e Linguagens Visuais
- Digitalização e Preservação de Acervos Iconográficos
- Experiência Interativa, Arte e Design
- História do Design
- História do Design no Brasil
- História, Design e Cultura Material
- Imagem Contemporânea: Genealogia e Investigações Críticas
- Pensamento e Visualidade
- Questões de Estética e de Teoria do Design
- Seminários em Teoria, Informação, Sociedade e História
- Teoria do Design: Uma Introdução
- Tópicos Especiais em História do Design
- Tópicos Especiais em Teoria do Design.

Tecnologia, Produto e Inovação:

Obrigatória:
 Doutorado: metodologia de Pesquisa para Tecnologia, Produto e Inovação.

Eletivas: Acompanhamento de Estudos em Tecnologia, Produto e Inovação
- Computação Física
- Design de Interação
- Design e Inovação nos Serviços
- Design, Ciência e Tecnologia
- Gestão de Projetos
- Indústrias Criativas e Inovação
- Inovação e Design de Negócios
- Métodos para Projetos de Produto
- Mídias Digitais
- Reconhecimento e Análise de Formas, Padrões e Imagem
- Seminários em Tecnologia, Produto e Inovação
- Técnicas Qualitativas na Pesquisa de Interface de Produtos
- Tópicos Especiais em Inovação
- Tópicos Especiais em Tecnologia
- Usabilidade de Produto
- Uso da Tecnologia de Interface para Design
- Visualização da Informação.