O design e suas relações com a filosofia
Até que ponto e sob que aspectos o design pode aprender sobre si mesmo com o pensamento filosófico e vice-versa? E até que ponto, neste processo de revigoração epistemológica mútua, ambos podem auxiliar a reflexão sobre os principais problemas e inquietações que se nos afiguram neste novo início de século? Este projeto de pesquisa busca responder estas perguntas, ou melhor, abordar estas questões mediante uma leitura filosófica do design (assim como de uma leitura projetiva/criativa da filosofia). Ele tem como objetivo, portanto, estudar as relações possíveis entre estes dois domínios do conhecimento. Para fazê-lo, atentará inicialmente para as propostas filosóficas de alguns pensadores-chave dos séculos XVIII ao XXI, dentre eles: Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche, Bergson, Heidegger, Lacan, Foucault, Flusser, Simondon, Deleuze, Guattari, Latour, Sloterdijk. Dará especial atenção, no estudo desses autores, aos diversos olhares lançados sobre: (1) as relações do homem (sujeito/indivíduo) com o mundo (objeto/natureza), e do homem consigo (na medida em que esta relação consigo é mediada por imagens e artefatos); (2) as relações entre pensamento/conhecimento e as atividades de projeto/criação; (3) as relações entre concepção/produção de artefatos e imagens e formas de valoração éticas e estéticas – questionando em que medida e sob que aspectos os processos projetuais e produtivos indicam um posicionamento e uma ação qualificadoras da dinâmica da vida; (4) as relações entre concepção/produção de artefatos e imagens e produção de sentido no âmbito sociocultural – questionando em que medida e sob que aspectos os processos projetuais e produtivos regem e são regidos por ordens sociossimbólicas.