Projeto de Extensão

Wikidesign: métodos de pesquisa em história do design para a Wikipédia

O projeto WikiDesign tem como objetivo principal a promoção de métodos e práticas de pesquisa colaborativa, exercícios de produção textual e utilização de referencial teórico e prático entre alunos da ESDI e a sociedade em geral. Além disso, buscamos melhorar a qualidade e o volume de conteúdos sobre o design e a história do design disponíveis na enciclopédia em português na internet, que são comumente utilizados como fonte secundária de pesquisa.

Nossa intenção é ampliar o acesso e a comunicação das pesquisas acadêmicas produzidas na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), utilizando a Wikipédia lusófona como meio de divulgação científica. Para alcançar esse objetivo, buscamos capacitar o público interessado no uso das ferramentas wiki e nas metodologias de pesquisa, resultando na formação de editores e wikipedistas qualificados.

Além de tudo isso, o WikiDesign também se dedica a promover maratonas de edição com o intuito de preencher lacunas de representatividade de pautas minoritárias no design na Wikipédia. Acreditamos que a inclusão e a diversidade são fundamentais para uma enciclopédia completa e abrangente, que reflita a variedade de perspectivas e experiências presentes na sociedade.

Dentre os colaboradores estão Guilherme Altmayer, como coordenador, Augusto Veiga, Beatriz Padilha e Matheus Inácio.

Para saber mais sobre o projeto, acompanhe nossas atualizações e informações através da nossa página no Instagram @wikidesign.esdi. Se você deseja entrar em contato conosco, envie um e-mail para Guilherme Altmayer em galtmayer@esdi.uerj.br.

Parcerias:

Wiki Movimento Brasil