Doutorado
Objetivos
Reunir, atualizar, ampliar, gerar e difundir conhecimento relacionado direta ou indiretamente ao campo do Design, promovendo o pensamento crítico, visando integrar a pesquisa à sociedade. Contribuir para a consolidação do Programa como um centro de pesquisa e formação de quadros na área do Design em seu sentido contemporâneo, sempre disposto em relação à sociedade, em busca de inquestionável excelência, portanto submetido a auto-avaliação. Busca-se a integração de maneira efetiva, e em posição de destaque, com uma rede de cooperação nacional e internacional para que o PPDESDI se afirme como fonte de produção de conhecimento em Design.
Estrutura Curricular
Todos os doutorandos cursam a disciplina obrigatória de metodologia, e direcionada de acordo com a linha de pesquisa a que estão associados. A ênfase em disciplinas de metodologia se justifica pela necessidade de estudantes estarem capazes de dominar os principais aspectos da abordagem científica aplicando-os ao seu tema de interesse no doutorado. Espera-se intensa participação discente no doutorado, inclusive na organização de publicações ou atividades relevantes para o Programa.
Além de uma das Metodologias, o doutorando deverá cursar disciplinas para completar os 48 créditos exigidos, sendo possíveis aproveitamentos de créditos cursados no mestrado. Quando os 48 créditos estiverem cumpridos, o doutorando deverá manter seu vínculo com o Programa por meio da inscrição semestral na disciplina Elaboração de Tese.
Para prestar o exame de qualificação, o doutorando deverá comprovar a publicação (ou o aceite para publicação) de artigos relevantes para a área. Ele também deverá ter cumprido o Estágio de Docência de 30 h/a sob supervisão de um docente da IES, e conduzido um seminário.
O aluno aprovado no exame de qualificação, poderá solicitar à CPD sua inscrição para a defesa pública de tese. O prazo máximo para integralização do curso de doutorado é de 48 meses.
Teses concluidas
2020
Cristina Lopes Cavallo - Projeto e Autonomia: pressupostos pedagógicos para uma disciplina de Design na educação básica brasileira
Eliane Rodrigues Abreu Maia - Projeto Integrado de Design: O papel do designer de produtos na conservação do patrimônio cultural. (Centro Histórico de São Luís – MA)
Julia Rabetti Giannella - Design de interfaces para visualização, exploração e análise de coleções fotográficas
2019
Alessandro Valerio dos Santos - Certificações da qualidade e a certificação CERNE: Análise comparativa de avaliação de desempenho de incubadoras de empresas
Bruno Sérgio Coelho de Oliveira - Parâmetros para design de protocolos em saúde
Carlos Henrique Xerfan do Amaral - Teoria dos jogos, game design e decisões estratégicas
Cássia Mota de La Houssaye - Conjecturando futuras relações entre design e propriedade intelectual
Clarisse Fonseca Chagas - Programa Polo Joalheiro do Pará: embates no campo da produção joalheira local
Cleber Lopes Correia - Análise espacial do controle de interatividade do usuário: o design de interação de sistema operacionais de tv
Felipe Kaizer Santos - O drama do projeto: uma teoria acional do design
Francisco Beltrão do Valle - A roupa do vaqueiro sertanejo
Maristela Pessoa Ramos - O bordado que se expande e vira ponto de cultura de Rio das Flores: questões entre o design e o artesanato e o processo de criação da Florart, no Sul Fluminense
Patricia Borba Werner - Produção científica na pós-graduação stricto sensu em design no Brasil
Yghor Alves Kerscher - Avaliação de instrumentos de interação para escrita
2018
Ana Paula Zarur de Andrade Silva e Salz - Juventude como um valor para o design contemporâneo
Leonardo Caldi Magalhães - Aspectos do design de Miran à luz da cartografia poética
2017
Alexandra Andrea Nunez Riquelme - Painel estruturante de informações como baseprojetual de produtos de vestiários
Bárbara Emanuel - A retórica na interação
Joaquim de Salles Redig de Campos - Na Luta, pela Autonomia: A Inflexão de Aloisio Magalhães na História do Papel Moeda - O Design por trás do Objeto