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PPDESDI Mestrado

A percepção sensorial, o uso de ferramentas e a técnica: bases para uma metodologia auxiliar ao design de instrumentos manuais

Resumo

Os seres humanos estabelecem através das mãos um variado conjunto de interações com o mundo, explorando não apenas os seus atributos físicos, concretos, materiais, mas também subjetivos. Tudo isso é de interesse direto para o projeto de produto, podendo ser aplicado às mais diversas áreas de sua atuação, como utensílios domésticos, profissionais, artísticos, desportivos, etc. Todavia, a literatura sobre este assunto dedicada ao design ainda carece de definição de termos, de aprofundamento teórico e de uma metodologia aplicável ao projeto de produtos. Sendo assim, este trabalho visa enriquecer o campo do design por meio de uma investigação sobre a percepção através das mãos, analisando como este conhecimento pode ser aplicado ao projeto e à avaliação de instrumentos operados pelas mãos, como os utensílios de cozinha, os instrumentos cirúrgicos e as ferramentas mecânicas, dentre outros. Para tanto, buscou-se um melhor entendimento sobre o modo como o usuário se apropria de um instrumento manual para realizar determinada tarefa. Acredita-se que tal entendimento seja útil ao designer, auxiliando na definição de diretrizes projetuais por meio das informações sensoriais que compõem a relação usuário-produto. Isto posto, é apresentada uma breve discussão sobre os vínculos sensoriais, cognitivos e emocionais da relação usuário-produto, explorando como base teórica o conceito de técnica, segundo Pierre Lévy. Discute-se o fazer humano e a evolução da técnica como influentes não apenas em nossa percepção dos objetos, mas também em como os concebemos e, através deles, nos aprimoramos. Autores são trazidos de diferentes campos do conhecimento para compor o referencial teórico, passando pelas questões da técnica, do fazer humano de ferramentas, das avaliações subjetivas de produto e da inteligência corporal intrínseca às mãos. O referencial teórico fundamenta uma proposta metodológica desenvolvida com o objetivo de auxiliar a análise de instrumentos manuais à luz de diferentes dimensões de análise. Com o intuito de aprimorar a proposta metodológica, é descrito o experimento realizado com alunos voluntários da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ). É apresentado o desenho do experimento, os seus parâmetros de avaliação e resultados, esboçando-se as considerações para a sua replicação pelo designer como subsídio ao projeto de instrumentos manuais. Além da proposta metodológica em si, discute-se a importância fundamental do contexto de aplicação do instrumento, da natureza da tarefa com ele realizada e das diversas dimensões de análise envolvidas na percepção humana.

Resumo (Inglês)

Through hands, human beings establish an important set of interactions with the world. However, the literature on this subject applied to the design still needs a better definition of terms of theoretical approaches and methodologies applicable to the product design. In this sense, this work aims to enrich the design field through a research on perception through the hands, analyzing how this knowledge can be applied to design and, in particular, the design of hand tools. This shall be sought to understand how we perceive and appropriate instruments and tools through the hands, exploring how designer can set their guideline specifications by means of sensory information that make up the user-product ratio. This essay provides a brief discussion of the sensory, cognitive and emotional links involved in this ratio, exploring as theoretical basis the issue of technique, according to the concepts of Pierre Lévy. Through this concept, is discussed the human making and the development of the technique as influential not only in our perception of objects, but also in how we design and improve hand tools. Other authors are brought from different fields to compose the theoretical background, passing by the issue of technique, human tool making, subjective product evaluations and the intrinsic body intelligence of the hands. The theoretical background is enriched by a methodology proposal, based on it, developed aiming to assist the analysis of hand instruments from different perspectives. It is described an experiment conducted with volunteer students at Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ), in order to improve the methodological approach developed. It is shown the experiment s design, along with its parameters and results, drafting some final considerations in order to make possible the replication by designer as a subsidy to hand tools project. In addition to the methodological approach itself, we discuss the fundamental importance of the instrument the application context, the task of nature with him and performed the various analytical dimensions involved in human perception.