A construção do design como objeto de pesquisa
A pós-graduação em design requer práticas de pesquisa mais elaboradas do que aquilo que é denominado de pesquisa no lugar comum, e que muitas vezes é incorporada como uma "fase de pesquisa" nas metodologias de projeto. Essa pesquisa acadêmica tem por objetivo primário a construção do conhecimento, e portanto precisa enquadrar seu objeto de investigação de tal maneira que os conhecimentos obtidos pela pesquisa sejam de alta qualidade. No Brasil hoje as práticas de pesquisa no nosso campo ainda encontram dificuldade nessa construção, tornando-se dependentes de outras tradições de pesquisa para fazer essa construção (como o ergodesign, design-antropologia, inovação e marketing, e assim por diante). Esse aperfeiçoamento da pesquisa depende, em última análise, de bases epistemológicas bem estudadas na filosofia da ciência, mas que dependem de avaliações de qualidade dos conhecimentos que não são feitas em absoluto, como verdades independentes, mas mediadas pela subjetividade dos pesquisadores.
PhD-level studies in design require more elaborate research practices than the commonplace idea of research, which often appears as a "research phase" in design methodologies. This scientific research has as its primary objective the construction of knowledge, and therefore needs to frame its object of investigation in such a way that the knowledge obtained through the research is of high quality. In Brazil today, research practices in our field still encounter difficulties in doing so, often depending on other research traditions (such as ergonomics-design, design-anthropology, innovation and marketing, and so on). The improvement of design research ultimately depends on epistemological foundations that are well studied in the philosophy of science, but which depend on assessments of the quality of knowledge that are not made in absolute terms, as independent truths, but mediated by the subjectivity of researchers.