Projetando práticas de ensino-aprendizagem: o design no cotidiano, ação e reflexão do professor da educação básica
Alguns autores do Brasil e do exterior já traçaram os caminhos costurando Design e Educação, assim como algumas escolas já adotam o design, seja como metodologia – de forma que sirva para os professores elaborarem suas aulas – ou como componente curricular – em forma de projeto no qual os alunos sejam envolvidos. Fala-se, nesta dissertação, entretanto, não do designer especialista/profissional designer na escola, mas do professor designer de práticas de ensino-aprendizagem, ou seja, do design como processo de pensamento e desenvolvimento de atividades e gerenciamento de espaços. A partir de uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista com 6 professores da educação básica da rede pública, conceitua-se o design como processo de pensamento, e investiga-se se a premissa de que o design é inerente à todo ser humano, e neste caso, a todos os professores.
Some authors from Brazil and abroad have already traced the paths connecting Design and Education, just as some schools have already adopted design, either as a methodology – so that teachers can prepare their classes – or as a curricular component – in the form of a project which students are involved. However, this dissertation doesn’t speak about the specialist/professional designer at school, but of the teacher-designer of teaching-learning practices, that is, design as a process of thought and developing activities and managing spaces. Based on a bibliographical research and an interview with 6 public school basic education teachers, design was conceptualized as a thought process, and it was investigated whether in fact this process is inherent to every human being – or in this case to all teachers.