O mundo-imagem: construções de realidade e afeto com a fotografia
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga os múltiplos sentidos atribuídos à fotografia e como sua identidade toma forma, a partir das convergências e divergências de múltiplos atores. As reflexões são expostas de duas formas que se comunicam e se transpassam: uma delas de natureza textual e outra imagética – um fotolivro.
Tomando como ponto de partida as disputas em torno de sua invenção e nas interpretações propostas por William Henry Fox Talbot, a pesquisa discute como a fotografia emergiu entre a arte e a ciência, atravessada por tensões políticas, técnicas e culturais. Depois, o estudo avança para uma discussão acerca das relações simbólicas e emocionais que estabelecemos com as imagens fotográficas, questionando a suposta objetividade da fotografia e explorando seu papel na construção de memórias, afetos e realidades.
A partir dessas análises, são introduzidas fotos da lua de mel dos meus pais, reveladas mais de duas décadas após o evento. A revelação tardia resultou em uma coloração singular, conferindo-lhes um aspecto lúdico e trazendo à tona as ideias discutidas anteriormente, como a de afeto, tecnologia, latência do tempo e reconfiguração de uma memória. Tais fotografias e outros materiais de arquivo são a matéria-prima para o fotolivro, que discute as questões colocadas acima – e revela novas.