Estratégias de design para o setor público: evolução e perspectivas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O ponto central dessa dissertação é a discussão de estratégias de design no setor público. O seu principal objeto de estudo é o Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), escolhido por ter uma equipe grande de designers gráficos e webdesigners. Os principais objetivos desse estudo são: entender a gestão de design no setor público e como esta afeta as políticas de design nas organizações; diagnosticar e avaliar o uso do design no IBGE; revelar focos de inovação na instituição através do design e traçar perspectivas para o futuro do design na instituição. Essas questões foram minuciosamente analisadas e os resultados apresentados com o auxílio de tabelas e ilustrações. A pesquisa foi desenvolvida inicialmente por meio de revisão da literatura, e foi ainda mais detalhada ao longo de uma série de entrevistas com a equipe do IBGE e a partir da análise de documentos, assim como métodos utilizados em estudos de caso. A relevância dessa área de estudo ficou clara ao longo dessa pesquisa, especialmente ao se perceber que os campos de design e processos, tais como Design de Serviços e Design Thinking, tornaram-se ferramentas essenciais para a implementação de políticas de inovação no setor público, para a melhoria dos serviços públicos e também para aprimorar o contato entre o Governo e os cidadãos.
The main point of this dissertation is the discussion of design strategies in the public sector. Its principal object of study is the Centre for Documentation and Dissemination of Information (CDDI) of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), chosen for having a large team consisting mostly of graphic and web designers. The main objectives of this study are: to understand the design policies and design management within the public sector; to diagnose and analyse the use of design in the institution; to find innovative projects in the institution and to propose future design-related policies for the institution. These issues have been thoroughly analysed and the results presented with the help of tables and illustrations. The research was initially developed by means of a literature review, and was further detailed throughout a series of interviews with the IBGE staff and the analysis of documents, as well-established methods for case studies. The relevance of this area of study became clear throughout this research, specially when noticing that design fields and processes, such as Service Design and Design Thinking, have become crucial tools for the implementation of innovation policies in the public sector, for the improvement of public services and also to improve the interface between Government and citizens.