--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Mestrado

Usabilidade na procura e compra de livros em livrarias online

Resumo

Esta dissertação trata da importância e influência da usabilidade na procura e decisão de compra de livros em livrarias online. A pesquisa baseia-se em estudos e teorias de pesquisadores renomados internacionalmente no assunto (Preece, Nielsen, Maurer, Haubl e outros), bem como resultados coletados através de enquetes e testes de usabilidade com direcionamento no design centrado no usuário. Os testes descritos e utilizados na dissertação resumem-se em questionário online e entrevista aberta com usuários, Think-aloud Protocol, direcionado ao comércio eletrônico e procura de livros de nicho, Matriz de Prioridade, Observação Fluxo-Tarefa nas livrarias físicas e Avaliação Heurística com especialistas em usabilidade. Resultados observados de cada etapa determinaram direcionamento de testes sequenciais e possibilitou comparativo entre ramificação física e online do negócio livreiro com teorias de marketing, rituais de compra, ambientação e flaneurismo. Recomendação automática de livros e possibilidade de manusear digitalmente como elementos para ampliar a possibilidade de compra são assuntos complementares também discutidos e testados na dissertação que se mostram com relevância para usabilidade e expectativas do usuário.

Resumo (Inglês)

The dissertation relates to the importance and influence of usability in the processes of search and buying decision of books at online bookstores. The research is based on international known researchers' (such as Preece, Nielsen, Maurer, Haubl, etc) theories as well as usability testing results collected during the two-year research. The usability tests used resume in online questionaire, interviews with users, Think-aloud Protocol regarding e-commerce and search of obscure books of niche. Priority Matrix, Flow-task Observation and HeuristicEvaluation with usability specialists. Each result observed determined the sequential testing direction for purposes of comparisson between online and brick and mortar bookstores with marketing theories regarding purchase rituals, ambience and flaneurism. Personalized automatic recommendation and the possibility of digital handling of books' content in order to increase the possibility of buying decision are topics of discussion and testing that shows relevance regarding usability directions and user's expectations.