Daltonismo e as quatro relíquias: um site de aventura interativa para a compreensão do daltonismo
Este é um projeto que traz a compreensão dos diversos tipos de daltonismo de uma forma divertida, a partir de um site com uma narrativa interativa, personagens e desafios, além de apresentar informações científicas e uma metodologia de acessibilidade para inclusão de daltônicos em projetos de comunicação. A cor é uma das bases do design, e com ela nós conseguimos apresentar sentimentos e visões diferentes em uma composição. Com alguns fundamentos básicos sobre cor, podemos perceber o quanto a percepção humana sobre ela é variável e resultante de uma série de fatores. Alguns humanos possuem daltonismo, um distúrbio genético que interfere diretamente na percepção de uma pessoa sobre a cor e como ela interage com o seu ambiente. A pesquisa apresenta uma investigação sobre as questões fundamentais da teoria da cor, sua contextualização e aprofundamento na definição do daltonismo, trazendo estratégias que podem auxiliar designers na inclusão de daltônicos em projetos de comunicação. Foi investigada uma oportunidade de projeto, conciliando habilidades de concept art, pintura digital e design numa proposta de site que estimula jovens a interagirem com esse tema através de uma linguagem leve, lúdica e de aventura.
This is a project that brings understanding of the various types of color blindness in a fun way, through a website with interactive storytelling, characters, challenges, as well as presenting scientific information and an accessibility methodology for inclusion of color blind individuals in communication projects. Color is one of the foundations of design, and through it we can convey different feelings and perspectives in a composition. With some basic understanding of color, we can perceive how human perception of it is variable and influenced by a series of factors. Some humans have color blindness, a genetic disorder that directly interferes with a person's perception of color and how it interacts with their environment. The research presents an investigation of the fundamental questions of color theory, its contextualization and deepening in the definition of color blindness, bringing strategies that can assist designers in the inclusion of color blind individuals in communication projects. An opportunity for a project was investigated, combining concept art, digital painting and design skills in a website proposal that stimulates young people to interact with this theme through a light, playful and adventurous language.