A produção visual de Lygia Pape na Piraquê e suas conexões com a Arte e o Design
Em 2009 a Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê passou a implementar uma atualização de sua identidade visual, alterando as embalagens de biscoito que haviam sido desenvolvidas por Lygia Carvalho Pape (1927-2004). A iniciativa não foi bem recebida por uma parcela do público, composta por clientes da empresa e membros da classe especializada, uma vez que as alterações não refletiam a proposta da original da artista. Acreditava-se então que a mudança representaria o fim da propagação da expressão por meio dos invólucros. No entanto, esta perspectiva não se confirmou, pois alguns anos mais tarde, inspirada na utilização dos padrões das embalagens por alguns artistas em seus figurinos, a M. Dias Branco, nova proprietária da entidade, desenvolveu uma coleção que transformou os layouts em roupas e acessórios para a divulgação da marca nas "redes sociais". Assim, ao invés de cair no esquecimento, a criação ressurge de tempos em tempos, via iniciativas individuais ou institucionais, evidenciando ter adquirido certo estado de longevidade. A pesquisa tem por objetivo compreender se essa ocorrência está de alguma forma relacionada à uma condição distinta da produção, estabelecida a partir dos entrecruzamentos entre Arte e Design, abordando o trabalho da artista na companhia à luz de elementos do contexto, de aspectos conceituais específicos atrelados à temática, e da análise gráfica de uma coletânea de itens representativos da obra, na expectativa do que se pode extrair da experiência em benefício do campo do desenvolvimento de identidades visuais no âmbito das teorias do Design. O estudo visa, ademais, ampliar a visibilidade de Lygia Pape enquanto Designer Gráfica, fornecendo uma breve amostra das suas criações no setor, e proporcionando, tanto à História do Design quanto à Memória Gráfica Brasileira enquanto campos de pesquisa, informações que possam servir como valiosas referências na formação do repertório criativo de futuras gerações de designers.
In 2009, the Piraquê Food products Industry began implementing an update to its visual identity, changing the biscuit packaging that had been developed by Lygia Carvalho Pape (1927-2004). The initiative was not well received by a portion of the public, consisting of the company's customers and members of the specialized class, since the changes did not reflect the artist's original proposal. It was believed at the time that the change would represent the end of the propagation of the expression through the packaging. However, this perspective did not come to pass, because a few years later, inspired by the use of the packaging patterns by some artists in their costumes, M. Dias Branco, the new owner of the entity, developed a collection that transformed the layouts into clothes and accessories to promote the brand on "social networks". Thus, instead of falling into oblivion, the creation resurfaces from time to time, through individual or institutional initiatives, showing that it has acquired a certain state of longevity. The research aims to understand whether this occurrence is in any way related to a distinct condition of production, established from the intersections between Art and Design, approaching the artist's work in the company in light of elements of the context, specific conceptual aspects linked to the theme, and the graphic analysis of a collection of items representative of the work, in the expectation of what can be extracted from the experience for the benefit of the field of development of visual identities within the scope of Design theories. The study also aims to increase Lygia Pape's visibility as a Graphic Designer, providing a brief sample of her creations in the sector, and providing, both for the History of Design and for Brazilian Graphic Memory as research fields, information that can serve as valuable references in the formation of the creative repertoire of future generations of designers.