--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Doutorado

Pensamento Projetual, o design thinking em práticas de cultura maker na escola

Resumo

A pesquisa consiste em produzir reflexões relacionadas a processos e desenvolvimento de atividades multidisciplinares, onde oportunidades e desafios são mapeados de acordo com as necessidades do contexto escolar dos alunos envolvidos, sugerindo o pensamento projetual, auxiliado por um uso consciente e produtivo dos recursos digitais e analógicos disponíveis, para planejar, projetar e criar conteúdo, a partir de oficinas de criação de identidade visual e de produção audiovisual. O projeto possibilita intervenções ativas e colaborativas envolvendo abordagens de design thinking em sala de aula, despertando a curiosidade e motivando o aprender fazendo da cultura maker, entendendo cada etapa na produção, interligadas entre si para realização de um projeto final. Produzindo e coletando dados diretamente do campo, e cartografando seus personagens, suas redes e tramas, a pesquisa implementa na prática a parceria entre o Núcleo Design & Escola do Laboratório de Design e Educação da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o D&E DesEducaLab ESDI/UERJ e a comunidade escolar, alunos e professores do Colégio Estadual Operário João Vicente (CEOJV), voltado para o ensino médio regular e situado na região de Imbariê, em Duque de Caxias-RJ.

Resumo (Inglês)

The project consists of reflections related to processes and development of multidisciplinary activities where opportunities and challenges will be mapped according to the needs of the school context of the students involved, suggesting design thinking aided by a conscious and productive use of available digital and analogue resources. Implementing the partnership between the Design & School Research and Extension Group of ESDI/UERJ and students and teachers from Colégio Estadual Operário João Vicente (CEOJV), in the region of Imbariê in Duque de Caxias-RJ, the research enables active and collaborative interventions involving Design thinking approaches in the classroom, I intend to awaken curiosity and motivate students' desire to learn by doing, understanding each stage of production, interconnected with each other to carry out a final project. Producing and collecting data directly from the field with its characters and their networks and plots.