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PPDESDI Doutorado

DeSIG: um método para o design de serviços intrinsecamente gamificados

Resumo

Esta tese trata da pesquisa, desenvolvimento e testagem de um novo método para o design de serviços intrinsecamente gamificados: o DeSIG (acrônimo de Design de Serviços Intrinsecamente Gamificados). O método, portanto, serve ao desenvolvimento de serviços que tenham a gamificação como uma característica essencial, projetada, já de partida, como parte integrada do serviço. O DeSIG visa preencher uma lacuna observada no campo da gamificação, aplicada aos serviços, que sugere uma demanda por métodos multivalentes, sistemáticos e validados de gamificação. Para se posicionar nesse espaço, o DeSIG foi desenvolvido de modo a utilizar, no design de um serviço, recursos de game design e design de serviços conjuntamente, com o primeiro focado no design de processos e experiências gamificadas e o segundo na análise das necessidades e objetivos dos serviços, assim como também no design do próprio serviço em si. O processo de desenvolvimento do método foi, em sua maior parte, abdutivo, e estruturado através da metodologia Design Science Research. A estrutura de pesquisa e desenvolvimento do DeSIG pode ser resumida em seis partes: (1) mapeamento de métodos e metodologias de gamificação, contextualizando a pesquisa dentro do estado da arte do campo e mapeando métodos e artefatos de gamificação capazes de contribuir com a proposta de desenvolvimento do método; (2) mapeamento de conceitos de game design e elementos de gamificação, sistematizando-os em um conjunto de três ferramentas de gamificação; (3) mapeamento de métodos e ferramentas de design de serviços, para utilização no desenvolvimento e aplicação do DeSIG; (4) montagem do método propriamente dito, utilizando os recursos de design de serviços e gamificação coletados; (5) testagem do método através de seu uso, com alunos universitários; (6) reflexão sobre os resultados de todo o processo. Os dados e feedback coletados apontaram possíveis aperfeiçoamentos e confirmaram o potencial do DeSIG como método de design de serviços intrinsecamente gamificados.

Resumo (Inglês)

This thesis deals with the research, development and testing of a new method for the design of services intrinsically gamified: the DeSIG (acronym for Design of Services Intrinsically Gamified). The method, therefore, serves the development of services that have gamification as an essential feature, designed, from the outset, as an integrated part of the service. DeSIG aims to fill a gap observed in the gamification field, applied to services, which suggests a demand for multivalent, systematic and validated gamification methods. To position itself in this space, the DeSIG was developed in order to use, in the design of a service, resources from game design and service design together, with the first focused on the design of processes and gamified experiences and the second on the analysis of needs and service goals, as well as the design of the service itself. The method development process was, for the most part, abductive, and structured through the Design Science Research methodology. The DeSIG research and development structure can be summarized in six parts: (1) mapping of gamification methods and methodologies, contextualizing the research within the state of the art of the field and mapping gamification artifacts and methods capable of contributing to the method development proposal; (2) mapping game design concepts and gamification elements, systematizing them in a set of three gamification tools; (3) mapping of service design methods and tools for use in the development and application of DeSIG; (4) assembly of the method itself, using the service design and gamification resources collected; (5) testing the method through its use, with university students; (6) reflection on the results of this entire process. The collected data and feedback pointed to possible improvements and confirmed the potential of DeSIG as a method for the design of intrinsically gamified services.