Estética afrodiaspórica: resistência e luta do vestir político
“Estética afrodiaspórica: resistência e luta do vestir político” busca expor a importância do processo de letramento racial para a construção de uma estética enegrecidamente confortável para os povos negros brasileiros e combativa para a branquitude brasileira. Por meio das vivências narradas por mim e pelos relatos dos diferentes negros que atravessam esta pesquisa, objetiva-se compreender o processo de entendimento da negritude, seu lugar político, a necessidade de luta para manutenção de uma imagem positiva de ser negro no país e como a estética tem um papel importante na assinatura da ocupação do negro em diferentes locais de poder. A tese também considera o design, a partir da moda, como fator importante para materialização de uma estética afrocentrada, para produção de artefatos, indumentárias, adornos em geral, que possibilitem a negros contemporâneos a assinatura de sua ancestralidade por meio do corpo, sem estigmas. Neste sentido, o trabalho evidencia as tensões políticas de raça, desde a colonização, passando pelos resultados atuais e sintomas da escravidão, até os dias atuais, com olhares e pensamentos decoloniais, políticos e firmes, que colocam os negros assinando sua estética em espaços de poder distintos, sem que isso o coloque em lugar de desprestígio.
"Afrodiasporic Aesthetics: Resistance and Struggle of Political Dress" seeks to expose the importance of the process of racial literacy in the construction of a comfortingly black aesthetic for Brazilian black people and a combative aesthetic for Brazilian whiteness. Through the experiences narrated by me and the accounts of different black individuals who traverse this research, the objective is to understand the process of understanding blackness, its political place, the need for struggle to maintain a positive image of being black in the country, and how aesthetics play an important role in signing the occupation of black people in different positions of power. The thesis also considers design, particularly in fashion, as an important factor in the materialization of an Afrocentric aesthetic, for the production of artifacts, garments, and adornments in general, that enable contemporary black people to sign their ancestry through their bodies, without stigma. In this sense, the work highlights the political tensions of race, from colonization, through current results and symptoms of slavery, to present-day, with decolonial, political, and firm perspectives that place black people signing their aesthetics in different spaces of power, without putting them in a place of disrespect.