--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Estudos da percepção

Objetivos

Iniciar a formação do olhar. Contextualizar historicamente as abordagens teóricas da percepção, considerando aspectos da fenomenologia. Construir um vocabulário de referência e um instrumental para que o aluno possa incorporar elementos da percepção na prática projetual. Abordar as várias formas de percepção associadas aos sentidos. Discutir a influência dos momentos históricos e das especificidades culturais nos processos perceptivos.

Ementa

Formação do olhar – o quotidiano, objetos e contextos, a cidade como suporte de informação; elementos da percepção – apreensão do mundo, dos objetos e de si mesmo; relações entre elementos visuais e outros enquadramentos perceptivos – sons, odores, deslocamentos espaciais, movimentos, ritmos, vibrações, texturas, iluminação, transparências, espaços tridimensionais; aspectos históricos e culturais da percepção.