-
1º Período
-
Estudos da percepção
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Iniciar a formação do olhar. Contextualizar historicamente as abordagens teóricas da percepção, considerando aspectos da fenomenologia. Construir um vocabulário de referência e um instrumental para que o aluno possa incorporar elementos da percepção na prática projetual. Abordar as várias formas de percepção associadas aos sentidos. Discutir a influência dos momentos históricos e das especificidades culturais nos processos perceptivos.
Ementa
Formação do olhar – o quotidiano, objetos e contextos, a cidade como suporte de informação; elementos da percepção – apreensão do mundo, dos objetos e de si mesmo; relações entre elementos visuais e outros enquadramentos perceptivos – sons, odores, deslocamentos espaciais, movimentos, ritmos, vibrações, texturas, iluminação, transparências, espaços tridimensionais; aspectos históricos e culturais da percepção.
-
Introdução ao design de serviços
Eixo da disciplina ServiçoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivo
Oferecer uma introdução ao tema dos serviços no contexto do design. Apresentar perpectivas multidisciplinares sobre o projeto de novos serviços contemplando as tradições tanto do design, quanto de disciplinas como a administração e a engenharia.
Ementa
Definições, características e tipos de serviços; a questão da tangibilidade; inovação nas economias de serviço; sistemas produto-serviço; caracterização do projeto nos serviços; abordagens para o desenvolvimento de novos serviços; experiência das interfaces de serviço tecnológicas e/ou interpessoais; experiência no consumo.
-
Metodologia visual para design de produto
Eixo da disciplina ProdutoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Apresentar conceitos básicos sobre forma e como obtê-la: elementos, relações, proporções, harmonias, síntese e coerência da forma tridimensional. Estimular o manuseio de materiais expressivos de modo criativo e desenvolver o senso de refinamento técnico. Sugerir problemas através de exercícios baseados na exploração de materiais e das facilidades de oficinas disponíveis na Esdi.
Ementa
Conceito de forma e configuração; linha, plano e volume; cor, estrutura, modulação, percepção, harmonia, contraste; realização física de modelos; princípios da Gestalt; teoria da simetria; formas naturais, artificiais, geométricas e orgânicas; representação bi e tridimensional de objetos volumétricos.
-
Oficina de materiais 1
Eixo da disciplina ProdutoEmenta
Normas de segurança e comportamento em uma oficina; máquinas e ferramentas para metais e madeira; métodos e máquinas para furar, lixar, desbastar, aplainar, cortar, soldar, dobrar, calandrar e tornear; técnicas de modelagem; reconhecimento e aplicação de diferentes tipos de materiais; métodos de prototipagem rápida, fabricação aditiva e subtrativa.
Objetivos
Apresentar ao aluno os principais métodos e ferramentas usadas na confecção de protótipos, modelos e artefatos pertinentes ao Desenho Industrial. Ensinar ao aluno o uso de diversas ferramentas, equipamentos e máquinas para executar trabalhos em madeira, metal, resinas e demais materiais usados em prototipagem. Integrar as atividades da oficina com a disciplina de Metodologia Visual e disciplinas de projeto de produto.
-
Introdução ao design
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Introduzir os alunos a teorias que historicamente informaram a constituição do campo do Design, entendido, de forma ampliada, como parte integrante da cultura material. Apoiar a elaboração, entre os alunos, de uma conceituação crítica da noção de “design” que possa fundamentar a aproximação com debates sobre a área em outras disciplinas, ao longo do curso. Prover acesso ao referencial bibliográfico das ciências sociais e abordar as relações entre tecnologia, cultura e sociedade. Examinar possibilidades, modos e condições de teorização em design.
Ementa
O conceito de design; surgimento do design e do desenho industrial e constituição histórica da noção de design como campo profissional; abordagens teóricas em design; arte, ciência, técnica, projeto, artesanato, arquitetura, engenharia; discussão de textos provenientes das ciências sociais – abordagem das relações entre cultura material, tecnologia, cultura e sociedade.
-
Meios e métodos na interação 1
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Mostrar ao aluno novas tecnologias que possibilitam a interação homem/computador. Apresentar as possibilidades de projetos em design que surgem com os conhecimentos de programação. Mostrar a interseção entre recursos computacionais, projeto de produtos, artes e design.
Ementa
Noções de interação humano-computador; conceitos de programação; introdução a linguagens de programação aplicadas a design e artes (e.g. Processing ou similares); variáveis; operadores lógicos e matemáticos; arrays; estruturas de controle; funções; programação orientada a objeto; ferramentas open source.
-
Análise de elementos de comunicação 1
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaProfessor Zoy AnastassakisObjetivos
Familiarizar o aluno com os meios comunicacionais, apresentando vocabulário específico. Introduzí-lo à prática da linguagem visual através do desenvolvimento de enunciados visuais bidimensionais (abstratos, cromáticos, figurativos, tipográficos). Abordar criticamente as conexões entre a linguagem bidimensional e o espaço tridimensional, incluindo o ambiente urbano.
Ementa
Elementos primários – célula e módulo, estudos básicos do plano, formas de estruturação do plano, malhas/redes irregulares, malhas e padrões regulares, campo, elemento, forma, cor; coordenadas cartesianas; coordenadas polares; séries DIN A, B, C; Fibonacci; proporção áurea; sistemas de medidas; relações espaciais – localização, justaposição, superposição, proximidade e distanciamento, forma e contraforma, simetria, espacialização cromática do plano; relações de contraste e identidade – ordenação, hierarquização, estruturação e dispersão, gradação, contrastes cromáticos, semelhança e diferença, homogeneidade e heterogeneidade, uniformidade e diversidade, unidade e multiplicidade.
-
Introdução ao Projeto 1
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Introduzir ao aluno os princípios básicos do desenvolvimento de projetos. Propor projetos de baixa complexidade a serem realizados em curto prazo. Proporcionar, prática e teoricamente, o primeiro contato com conhecimentos referentes a dois dos quatro eixos do curso de bacharelado em desenho industrial da ESDI, a saber: Comunicação, Produto, Serviços e Interação. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento projetos de curta duração, dividindo-se o período em duas partes iguais, cada uma abordando um dos quatro eixos integrantes do curso (Comunicação, Produto, Serviços e Interação); troca de eixo no meio do período; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita.
-
-
2º Período
-
Representação Técnica 1
Eixo da disciplina ProdutoProfessor Sydney Fernandes de FreitasEmenta
Apresentação, emprego e manuseio dos materiais, ferramentas e instrumentos úteis à representação técnica; normas técnicas e convenções geométricas; desenho operacional à mão livre e com instrumentos; vistas ortogonais, perspectivas.
Objetivos
Oferecer condições para estudos dos modos/meios de representação gráfica da linguagem do desenho, quando este é tecnicamente operado. Desenvolver a expressão e descrição gráfica de ideias de tal modo que também possam ser descritas para a produção.
-
Introdução ao projeto 2
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina ProjetoProfessor Marcos André Franco Martins Wandyr Hagge SiqueiraObjetivos
Introduzir ao aluno os princípios básicos do desenvolvimento de projetos. Propor projetos de baixa complexidade a serem realizados em curto prazo. Proporcionar, prática e teoricamente, o primeiro contato com conhecimentos referentes a dois – diferentes dos oferecidos na disciplina Introdução ao Projeto 1 – dos quatro eixos do curso de bacharelado em desenho industrial da ESDI, a saber: Comunicação, Produto, Serviços e Interação. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de projetos de curta duração, dividindo-se o período em duas partes iguais, cada uma abordando um dos quatro eixos integrantes do curso (Comunicação, Produto, Serviços e Interação), diferentes dos oferecidos na disciplina Introdução ao projeto 1; troca de ênfase no meio do período; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita.
-
Oficina de materiais 2
Eixo da disciplina ProdutoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaEmenta
Normas de segurança e comportamento em uma oficina; máquinas e ferramentas para metais e madeira; métodos e máquinas para furar, lixar, desbastar, aplainar, cortar, soldar, dobrar, calandrar e tornear; técnicas de modelagem; reconhecimento e aplicação de diferentes tipos de materiais; métodos de prototipagem rápida, fabricação aditiva e subtrativa.
Objetivos
Apresentar ao aluno os principais métodos e ferramentas usadas na confecção de protótipos, modelos e artefatos pertinentes ao Desenho Industrial. Ensinar ao aluno o uso de diversas ferramentas, equipamentos e máquinas para executar trabalhos em madeira, metal, resinas e demais materiais usados em prototipagem. Integrar as atividades da oficina com a disciplina de Metodologia Visual e disciplinas de projeto de produto.
-
Modelagem digital
Eixo da disciplina ProdutoProfessor Pedro Zöhrer Rodrigues da CostaObjetivos
Proporcionar conhecimentos básicos sobre tecnologias de modelagem e prototipagem. Apresentar recursos e ferramentas existentes para elaborar projetos assistidos por computador.
Ementa
Análise volumétrica de modelos físicos; formas de representação 3D; conceito de malhas e superfícies; interações superfícies/luz, renderização; modelo Lambertiano de reflexão; digitalização 3D; levantamento de propriedades físicas de modelos 3D – volume, superfície, centro de massa, momento de inércia; metodologias de digitalização e impressão 3D aplicadas ao design personalizado; procedimentos computadorizados para tratamento de modelos digitalizados, conversão de modelos em entidades geométricas, planificação, texturização, morfologia.
-
História do design 1
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaProfessor Guilherme AltmayerObjetivos
Introduzir os principais debates decorrentes das transformações sócio-culturais experimentadas pela Europa desde o século XVI. Abordar a Revolução Industrial e seus desdobramentos, discutindo seu impacto na produção e no consumo da cultura material. Apresentar o surgimento do Design como campo profissional.
Ementa
Cultura material – a produção de artefatos antes da Revolução Industrial; antecedentes ao surgimento do design como área de conhecimento e campo profissional; o estilo Neogótico na Europa; os Revivalismos, Romantismo e Racionalismo; o movimento de Artes e Ofícios (Arts & Crafts); o Mission Style nos Estados Unidos; as manifestações do Art Nouveau na Europa – Modernisme catalão como transição; Movimento Estético; Japonisme; Escola de Paris; Escola de Nancy; Style Liberty; Palin Stijl, na Bélgica; Jugendstil; estilo de Glasgow; o Wiener Werkstätte; industrialização, estética e idealismo político.
-
Design e antropologia
Eixo da disciplina Teórico, histórico, crítico ServiçoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaProfessor Daniel B. PortugalObjetivos
Oferecer uma introdução à disciplina da antropologia. Fornecer aos alunos parâmetros críticos para a utilização, em seus projetos, das abordagens conceituais, teóricas e metodológicas formuladas a partir da interação entre o design e a antropologia. Apresentar formas diversas de combinar antropologia e design: antropologia do design, antropologia aplicada ao design e antropologia por meio do design.
Ementa
A ciência antropológica e algumas de suas principais orientações teóricas; o conceito de cultura; identidade, cultura e cotidiano; a diversidade cultural e o etnocentrismo; etnografia; métodos de pesquisa de inspiração etnográfica relevantes para o design; antropologia do projeto; olhares antropológicos sobre o design.
-
Métodos e ferramentas em gestão e serviços 1
Eixo da disciplina ServiçoTeor da disciplina Técnico-OperativaProfessor Wandyr Hagge SiqueiraObjetivos
Apresentar ao aluno os principais métodos e ferramentas da pesquisa de campo. Apresentar as abordagens metodológicas do design colaborativo. Propiciar o desenvolvimento de competências práticas e o uso reflexivo desses métodos e ferramentas em projetos de design.
Ementa
Tradições e fundamentações teóricas da pesquisa de campo; abordagens e usos da pesquisa de campo em design; delineamento do projeto de pesquisa; métodos de observação, entrevista e observação participativa; materiais e técnicas de suporte à coleta, organização e interpretação dos dados; comunicação dos resultados da pesquisa no contexto do projeto; fundamentos e características do design participativo e colaborativo; formas de envolvimento de usuários e outros grupos de interesse; criatividade e técnicas de facilitação de processos em equipes; ferramentas físicas e/ou digitais de suporte ao projeto colaborativo.
-
Prototipação para o design de interação
Eixo da disciplina InteraçãoObjetivos
Capacitar os alunos a desenvolverem protótipos de naturezas diversas, de modo que possam testar conceitos ao longo do desenvolvimento de projetos de design de interação. Experimentar várias técnicas de prototipação, com diferentes níveis de complexidade, de modo a cobrir a maior variedade possível de projetos.
Ementa
Prototipação da interação/experiência; prototipação de interfaces digitais e híbridas; técnicas e ferramentas de prototipação de baixa fidelidade e de alta fidelidade.
-
Análise de elementos de comunicação 2
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaProfessor Helena de BarrosObjetivo
Abordar e analisar os diversos gêneros gráficos. Discutir a interseção do design com outros campos. Ensino da tipografia por meio de uma abordagem histórica e técnica. Desenvolver exercícios de fixação teórica dos principais elementos tipográficos. Apresentar e promover a reflexão crítica a respeito do design de informação, explorando sua história. Transmitir as técnicas de produção de sistemas informativos através de exercícios práticos e de fundamentação teórica.
Ementa
Gêneros gráficos – estudo e história, design de comunicação e publicidade, identidade visual e corporativa; tipografia – história da escrita e da tipografia, métrica tipográfica, tecnologias históricas e contemporâneas, uso da tipografia, linguagens formais da tipografia, tipografia expressiva, introdução ao desenho de tipos; design da informação – panorama geral e aspectos ideológicos, técnicas, tipos e gêneros, técnicas de representação gráfica, fílmica e interativa; comunicação no espaço urbano.
-
Meios e métodos em design de comunicação 1
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Técnico-OperativaProfessor Almir Mirabeau da Fonseca NetoObjetivos
Levar o aluno, através da prática do desenho, a se apropriar de meios, condições e linguagens de comunicação. Explorar a expressão gráfica de formas e relações espaciais, estimulando investigações experimentais.
Ementa
Desenho como pensamento da forma e do projeto – estímulo à produção em quantidade; síntese e detalhes da forma; ênfase no desenho sem pretensão artística intrínseca; perspectiva; desenho linear x desenho tonal; cor no desenho; ilustração técnica e científica; visualização de dados complexos; suportes e instrumentos – informações histórico-teóricas.
-
-
3º Período
-
Materiais e processos em design de comunicação 1
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Introduzir conhecimentos técnicos sobre imagem, materiais, processos gráficos (pré-impressão, impressão e acabamentos). Apresentar a evolução histórica das tecnologias dos processos de impressão. Abordar técnicas de geração da imagem em movimento e os princípios básicos de sua linguagem.
Ementa
Cor – fundamentos teóricos, aplicações práticas, métodos de escolha (espaços e escalas de cor); imagem digital e analógica – tratamento, formatos, resolução, processos geracionais; introdução à linguagem da imagem em movimento – processos geracionais, formatos, fundamentos da linguagem cinematográfica; definição de estratégias técnicas no âmbito das ferramentas digitais; escolha de ferramentas e processos produtivos.
-
História do design 2
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaProfessor Wandyr Hagge Siqueira Daniel B. Portugal Guilherme AltmayerObjetivos
Apresentar as tensões e principais desdobramentos da modernidade no design: nacionalismo e disputa de ideologias; a Bauhaus e o funcionalismo; consumo, consumismo e o design norte-americano; escassez de recursos no imediato pós-Guerra; emergência da produção global.
Ementa
O Deutscher Werkbund; O despertar do Modernismo; Bauhaus e sua pedagogia; Vkhutemas; o Construtivismo; o Racionalismo italiano; o Art Déco; o Moderne norte-americano; Streamlining; o Estilo Internacional; design orgânico; o Modernismo Escandinavo; a Escola Suíça; HfG Ulm.
-
Meios e métodos na interação 2
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Mostrar a ubiquidade de dispositivos inteligentes baseados em plataformas computacionais. Estudar novas possibilidades de interação, tais como reconhecimento de voz e gestos. Procurar estabelecer relações entre o conteúdo da disciplina e as disciplinas de projeto em design de interação.
Ementa
Conceitos de design de interação – design de interface, computação física; computação ubíqua; plataformas de hardware e software aplicadas a design e artes (e.g. Arduino ou similares), descrição de funcionalidades; conceitos de entradas e saídas digitais e analógicas; sensores e atuadores; transmissão de dados.
-
Projeto em design de produto 2
Eixo da disciplina ProdutoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Proporcionar, prática e teoricamente, o aprofundamento do desenvolvimento de projetos de alta complexidade em design de produto. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projeto de alta complexidade; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 1.
-
Arte, arquitetura e design 1
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Discutir as importantes mudanças econômicas e sócio-culturais ocorridas na transição do século XIX para o século XX e suas principais repercussões nas artes, arquitetura e design. Apresentar as circunstâncias da emergência do ensino do design a partir da fundação da Bauhaus e suas transformações até o derradeiro fechamento da escola. Apresentar um panorama histórico com ênfase na ruptura que a Arte Moderna produziu na direção contrária à representação na arte. Abordar a arquitetura moderna como expressão diferenciadora da arquitetura clássica de tradição vitruviana. Abordar as questões históricas no Brasil e no mundo.
Ementa
A separação filosófica entre arte e ofício e a fundação da Estética moderna; a autonomia da arte e os debates estéticos e artísticos – a supressão da representação e a desvinculação das formas e do espaço naturais (mímesis); a Europa como centro - Paris, Berlim, Moscou; transição do século XIX para o século XX até o início da 2ª Grande Guerra; Cèzanne; o cubismo de Picasso e Braque; o abstracionismo inaugural de Kandinsky; arte utópica e vanguardas – o Futurismo; a Revolução Russa e o Construtivismo soviético e sua internacionalização, da poesia de Maiakovski ao cinema de Eisenstein; Duchamp e o Dada; a noção de “pureza” estendida à arquitetura modernista de Le Corbusier, Gropius e Frank Lloyd Wright.
-
Elementos de projeto de serviços
Eixo da disciplina ServiçoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Conceituar, do ponto de vista projetivo, elementos distintivos constantes nas relações de produção e consumo de serviços, como as relações, os cenários e os processos de serviço.
Ementa
Encontros de serviço interpessoais e/ou mediados por tecnologia; papéis, cargos e desempenhos dos stakeholders; estratégias de roteirização e improviso; trabalho emocional e corporal; questões de gênero, raça e classe; tipos e funções dos ambientes de serviço; estratégias de localização e acessibilidade; elementos de ambientação; processos de serviço de frente ou retaguarda; características e implicações da participação de clientes na prestação; estratégias de padronização versus personalização; concatenação dos procedimentos de oferta/demanda; experiência de filas e tempos de espera.
-
Projeto em design de interação 1
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Desenvolver habilidades teórico-práticas em design de interação através da execução de até dois projetos de média complexidade.
Ementa
Projeto(s) de média complexidade – definição do tema, imersão no problema, levantamento e sistematização de dados, geração de alternativas, protótipos de baixa definição (funcionais e da experiência), testes, documentação.
-
Representação Técnica 2
Eixo da disciplina ProdutoObjetivos
Aprimorar a representação gráfica da linguagem do desenho quando este é tecnicamente operado. Aperfeiçoar a expressão e descrição gráfica de ideias no que se refere ao domínio do desenho técnico, de tal modo que possa ser descrito para a produção. Introduzir o desenho auxiliado pelo computador.
Ementa
Cortes e seções; desenho de conjunto e vista explodida; suplementos gráficos e recursos computadorizados para desenho de projetos – planificação e conformação; modelagem de superfícies; reconstrução 3D por meio de vistas ortogonais; representação de textura.
-
-
4º Período
-
História do design 3
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaProfessor Wandyr Hagge SiqueiraObjetivo
Apresentar o design no contexto da economia pós-industrial. Explorar o design como crítica de si mesmo. Abordar as novas fronteiras e os novos campos do design no mundo globalizado a partir do final do século XX.
Ementa
Design e pós-modernidade; Space Age; Antidesign; Memphis; Minimalismo; High Tech; o California New Wave; o Steampunk; o Pós-Modernismo em design; Desconstrutivismo na arquitetura e no design; design de serviços e design da interação; co-criação e Do It Yourself.
-
Projeto em design de serviços 1
Eixo da disciplina ServiçoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Desenvolver habilidades teórico-práticas em design de serviços, com ênfase em questões de gestão e estratégia, através da execução de até dois projetos de média complexidade.
Ementa
Projeto(s) de média complexidade – definição do tema, imersão no problema, levantamento e sistematização de dados, geração de alternativas, prototipação, testes, documentação.
-
Métodos e ferramentas em gestão e serviços 2
Eixo da disciplina ServiçoObjetivos
Apresentar ao aluno os principais métodos e ferramentas de representação de serviços e negócios. Propiciar o desenvolvimento de competências práticas e o uso reflexivo desses métodos e ferramentas em projetos de design.
Ementa
Fluxogramas de processos de serviço; técnicas de representação de usuários e outros grupos de interesse; métodos de visualização de cenários e situações futuras; prototipagem de relações de serviço de base tecnológica ou interpessoal; identificação de oportunidades de projeto; modelagem de negócios.
-
Visualização e representação de dados
Eixo da disciplina InteraçãoProfessor André MonatObjetivos
Apresentar aos alunos possibilidades de uso de tecnologias computacionais, relacionadas a visualização e representação de dados. Incentivar a reflexão e a crítica sobre o uso destas tecnologias.
Ementa
Visualização e representação de dados complexos; manipulação e integração de sistemas e bancos de dados; APIs (interface de programação de aplicações) e mineração de dados; cartografias da rede; novas tendências.
-
Teoria e técnicas da imagem 1
Eixo da disciplina ComunicaçãoProfessor Rafael CostaObjetivos
Capacitar os alunos para a reflexão acerca da imagem na cultura moderna e contemporânea. Abordar as possibilidades de linguagem e criação da imagem. Instruir o aluno sobre os aspectos técnicos da realização da imagem por meio de ferramentas analógicas e digitais. Conjugar as habilidades técnicas e o desenvolvimento do olhar através da leitura crítica da imagem.
Ementa
Contextos histórico, político e sócio-cultural; circulação da imagem nos meios e espaços de comunicação contemporâneos; dispositivo – equipamentos, lentes, filtros, luz, armazenamento, fotometria, formatos digitais/compressão; ajustes de qualidade, correção, construção e desconstrução da imagem.
-
Meios e métodos em design de comunicação 2
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Ampliar o conhecimento e o campo da investigação de meios e métodos de geração de produtos de comunicação, considerando-se, além da visão, os demais sentidos. Desenvolver a formalização e a expressão de ideias. Procurar estabelecer relações entre o conteúdo da disciplina e as disciplinas de projeto em design de comunicação.
Ementa
Métodos – formalização de ideias, expressão gráfica a partir da memória; exploração técnica de ferramentas digitais; exploração dos sentidos da percepção.
-
Projeto em design de comunicação 1
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Desenvolver até dois projetos de média complexidade. Apresentar o projeto em design de comunicação abordando diferentes metodologias. Fomentar a pesquisa de conteúdo e de formas possíveis de realização, tanto conceituais quanto técnicas. Conscientizar o aluno sobre o público alvo e suas necessidades específicas. Analisar estudos de caso. Promover o exercício crítico e auto-crítico. Estimular resultados tangíveis com complexidade compatível com os prazos estabelecidos.
Ementa
Pesquisa (tema, soluções passadas, público alvo); planejamento – testes e escolha de estratégias e recursos técnicos adequados ao projeto; definição de etapas e elaboração de cronograma; prototipagem; argumentação – apresentação oral e escrita.
-
Ergonomia
Eixo da disciplina ProdutoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Utilização e interpretação de conhecimentos desenvolvidos na ergonomia e disponibilizados em literatura técnica da área. Aplicação dos fundamentos da ergonomia em projetos de produtos visando segurança, adaptação e conforto no uso. Desenvolvimento de interesse em atividades de pesquisa aplicada.
Ementa
Princípios gerais, procedimentos e técnicas pertinentes à ergonomia – interações entre seres humanos e outros elementos ou sistemas; ergonomia física, cognitiva e organizacional; antropometria, lesões por esforços repetitivos; fadiga; postos de trabalho – arranjo, dimensionamento e acessibilidade.
-
Sistemas Mecânicos
Eixo da disciplina ProdutoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Proporcionar conhecimentos básicos sobre estruturas físicas e mecânicas para a correta aplicação em projetos de produtos. Apresentar a prática construtiva e sua confiabilidade em sistema de produtos.
Ementa
Elementos de máquinas e construções mecânicas; rendimento e confiabilidade dos sistemas; sistemas de transmissão; estudos de casos práticos (e.g. modelos experimentais); sistemas articulados; estruturas móveis e basculantes; conversões de movimento angular/linear; simulação e animação computadorizada de estruturas móveis.
-
-
5º Período
-
Eletiva restrita (grupo 1)
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Projeto -
Metodologia em projeto de produto
Eixo da disciplina ProdutoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Introduzir e estimular a reflexão acerca da atividade projetual. Fornecer ao aluno o instrumental para a definição, planejamento, desenvolvimento e apresentação de projetos.
Ementa
Estudo dos métodos; acompanhamento e desenvolvimento de projetos; técnicas de pesquisa, levantamento de dados e avaliação; processos criativos e projetuais; gerenciamento do projeto – planejamento, desenvolvimento e apresentação.
-
Informação, linguagem, comunicação
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Oferecer instrumentos teóricos para a reflexão sobre a produção de sentido. Apresentar problemas teóricos ligados à linguagem, entendida em sentido amplo, e considerada também em suas dimensões pragmática e discursiva.
Ementa
Modelos de signo e significação; análises semióticas; teorias da interpretação; teoria dos atos de fala; análises do discurso.
-
Economia para designers
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaProfessor Guilherme Altmayer Wandyr Hagge SiqueiraObjetivos
Explicitar as relações entre a economia política e o design modernos, desde o seu nascimento até os dias de hoje. Desenvolver um vocabulário conceitual crítico que permita que os alunos possam situar-se melhor em um mundo onde o domínio das ferramentas proporcionadas pela economia constitui um importante diferencial no mercado de trabalho.
Ementa
As três perguntas básicas da Economia; Produzir – o quê?, como? e para quem?; formas de organização econômica – tradição, comando e mercado; conceitos básicos de economia – mão invisível, oferta e demanda, armadilha malthusiana, custos de oportunidade, divisão do trabalho, vantagens absolutas, comparativas e competitivas; os principais movimentos econômicos e as visões de mundo correspondentes; destruição criativa; macroeconomia, microeconomia e organização industrial.
-
Gestão do design
Eixo da disciplina ServiçoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Introduzir conceitos da administração no âmbito do design. Desenvolver competências de gerenciamento de projetos e processos de design no contexto organizacional. Apresentar oportunidades de empreendedorismo com base em projetos de design.
Ementa
Fundamentos da administração; princípios da gestão do design; design e governança; políticas de incentivo ao design; valor do design para as organizações; gerenciamento de funções, competências, projetos e equipes de design; relações políticas – poder, controle e coordenação; design e negócios; gestão de marcas; introdução à propriedade intelectual; inovação e empreendedorismo.
-
Interfaces visuais e interação
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivo
Introduzir ao aluno conhecimentos sobre ambientes web, discutindo suas características, questões técnicas e de linguagem envolvidas na construção de hiperdocumentos. Capacitar o aluno a planejar ambientes web, com foco em garantir uma experiência de uso consistente em múltiplos dispositivos. Redes e interfaces bidimensionais.
Ementa
Conceituação, planejamento e construção de hiperdocumentos; funcionamento básico da web, formatação, semântica e estilos; elementos da experiência em múltiplos dispositivos; sistemas de publicação e gestão de conteúdo; configuração de ambientes web; elementos gráficos para web.
-
Mídias digitais
Eixo da disciplina InteraçãoObjetivos
Capacitar os alunos a operar as mídias passíveis de aplicação no ambiente digital, explorando os diferentes formatos de geração, compressão e transmissão de dados. Abordar estratégias de produção e veiculação de cnteúdos em ambientes digitais.
Ementa
Geração/captura, tratamento/processamento e codificação/compressão; formatos de imagem, áudio e vídeo; metadados; acaso e ruído como linguagem nas mídias digitais; transdução de mídias; experimentação com a relação entre diferentes mídias e destas com conteúdos.
-
Materiais e processos em design de comunicação 2
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Aprofundar os conhecimentos técnicos sobre imagem, materiais, processos gráficos (pré-impressão, impressão e acabamentos) e sobre a imagem em movimento. Orientar o acompanhamento de processos de finalização junto a gráficas, produtoras e fornecedores de materiais diversos.
Ementa
Suportes – características e propriedades, formatos, aproveitamento, encadernação; impressão e materiais – identificação de amostras, superfícies, matrizes, sistemas de impressão; imagens estáticas e em movimento – calibragem, captação, criação, edição, finalização; produção editorial – revisão de texto e imagem, arte final; gerenciamento do projeto – acompanhamento e fluxo de produção.
-
-
6º Período
-
Eletiva restrita (grupo 2)
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina Projeto -
Estágio supervisionado
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Orientar o aluno na escolha de seu local de estágio. Acompanhar o andamento do estágio provendo informações e apoio na solução de problemas técnicos, projetuais e interpessoais.
Ementa
Estágio em empresas, organizações, instituições e demais locais onde se identifica a necessidade do designer. Acompanhamento e suporte aos problemas apresentados pelo aluno.
-
Materiais e processos de produção
Eixo da disciplina ProdutoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Introduzir ao aluno o estudo da ciência e da tecnologia dos materiais aplicados ao desenvolvimento e implantação de produtos industriais. Procurar estabelecer relações entre o conteúdo da disciplina e as disciplinas de projeto de produto.
Ementa
Sistemas produtivos; estrutura físico-química dos materiais e suas propriedades; classificação e caracterização de materiais e processos de fabricação; normatização técnica e metrologia aplicada aos produtos; qualidade em produtos, noções de microeconomia, sistema de documentação; impacto ambiental em materiais e processos.
-
Arte, arquitetura e design 2
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Apresentar o conceito de Arte contemporânea. Introduzir as expressões e o pensamento crítico da produção artística e arquitetônica atual. Enfatizar o entendimento das relações de interseção e diálogo com outras áreas do conhecimento: ciências, filosofia e tecnologia. Estimular o debate e a pesquisa sobre as direções históricas em curso.
Ementa
O deslocamento do centro para a América do Norte; a barbárie da 2ª Grande Guerra como fator determinante para o início da Arte contemporânea a partir do afastamento dos valores e princípios estabelecidos desde o Iluminismo e o deslocamento para o atual sistema de arte, mais experimental e participativo, movido pela ideia de reaproximação entre arte e vida; entendimento de que toda arte é contemporânea, isto é, produzida no seu tempo presente, mas que a denominação histórica de Arte contemporânea é a mais nova e recente ‘mutação funcional’ da arte, ainda hoje em processo; Minimalismo, Pop Art, grupo Fluxus, Arte Conceitual, entre outros movimentos nacionais e internacionais e os "novos formatos"; como a videoarte, a instalação e a performance; Norman Foster, Frank Gehry, Philip Johnson, Rem Koolhaas, Daniel Liebeskind, Renzo Piano e less is a bore, de Robert Venturi; o debate sobre o “fim da arte”; visitas a exposições.
-
Design estratégico
Eixo da disciplina ServiçoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Apresentar fundamentos da análise estratégica, incluindo aspectos do marketing e temas relacionados ao design estratégico de novos produtos, serviços, marcas e negócios, com ênfase nas etapas iniciais de planejamento.
Ementa
Conceito de visão sistêmica; noção de wicked problems; análise de tendências, mercados e competidores; cadeias e redes de valor; segmentação de mercado; análise de público-alvo consumidor; gestão de portfólio de marcas; posicionamento estratégico de novas ofertas; modelagem de novos negócios; mix integrado de marketing; elaboração de briefing para projetos de design.
-
Experiência do usuário na interação humano computador
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Apresentar as ferramentas e métodos de pesquisa, avaliação e projeto da experiência do usuário em sistemas computacionais interativos. Estimular o desenvolvimento do senso crítico a respeito da experiência humano-computador.
Ementa
Estudo da interação humano-computador e experiência do usuário, compreendendo técnicas de pesquisa (e.g. cardsorting, painel semântico), técnicas de análise (e.g. análise heurística, testes de usabilidade) e ferramentas de projeto (e.g. análise de requisitos, arquitetura de informação, diagramas de fluxos, jornada do usuário).
-
Teoria e técnicas da imagem 2
Eixo da disciplina ComunicaçãoObjetivos
Apresentar teorias da imagem. Aprofundar o aprendizado técnico da captação e produção de imagens estáticas e em movimento. Abordar as áreas de interseção entre o design e a produção audiovisual, conceitos e ferramentas para produção e edição de imagens, bem como mecanismos de distribuição, reprodução e difusão.
Ementa
Retórica, estética e pragmática da imagem; fotografia e arte; mídia; imagem – verdade, ficção e narrativa; Imagem capturada e imagem gerada; imagem estática e imagem em movimento; representação analógica e representação digital da imagem; transposição de imagens para sistemas de reprodução e difusão; luz, teoria, sistemas e espaços de cor; produção e edição de projetos audiovisuais; dispositivo – equipamentos, armazenamento, formatos/compressão; enquadramento – planos, ângulos, movimentação; recursos e elementos de pré e pósprodução; iluminação e práticas de estúdio.
-
História do Design no Brasil
O período colonial. O Brasil Reino Unido. A Imprensa Régia. O século XIX imperial: as grandes exposições nacionais e internacionais. O desenvolvimento do ensino técnico. A república e século XX. Entre as guerras mundiais. A República, o modernismo e o estado novo. A segunda guerra mundial e a expansão da publicidade. O desenvolvimentismo e a importância de Brasília. O ensino do design e suas consequências. As politicas de governo. A luta pelo mercado. A informação como meta.
-
-
7º Período
-
Anteprojeto de graduação
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento do anteprojeto de graduação (um único projeto de alta complexidade) em um ou mais de um dos quatro eixos do curso de bacharelado em desenho industrial da ESDI, a saber: Comunicação, Produto, Serviços e Interação. Fornecer subsidios teóricos para o desenvolvimento dos projetos. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um único anteprojeto de alta complexidade em um ou mais de um dos quatro eixos do curso (Comunicação, Produto, Serviços e Interação); ensinamentos teóricos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; possibilidade de orientação por professor não designado para a disciplina.
-
Formas de expressão e pesquisa
Eixo da disciplina Teórico, histórico, críticoTeor da disciplina Técnico-OperativaObjetivos
Treinar os alunos, a partir de uma perspectiva prática, para a leitura, análise e síntese de informações textuais. Exercitar a redação, sobretudo no que tange à formalização textual de ideias, noções e processos próprios ao domínio das expressões gráficas, materiais e projetuais. Apresentar abordagens e estilos de redação paradocumentação de projetos de design. Familiarizar o aluno com o campo da pesquisa em design. Introduzir conhecimentos práticos para a formulação de projeto de pesquisa.
Ementa
Leitura, análise e síntese textual; redação; crítica e revisão de textos; abordagens e estilos para documentação de projetos de design; formas e estilos de apresentação oral; o campo da pesquisa em design; como estruturar um projeto de pesquisa.
-
Tecnocultura
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina Teórico-Histórico-CríticaObjetivos
Discutir o impacto do desenvolvimento de sistemas interativos na contemporaneidade e suas implicações para o campo do Design. Entendendo o Design como um dos agentes formuladores da tecnocultura contemporânea, abordar aspectos comportamentais, psicológicos, metodológicos e ambientais decorrentes da produção e uso cada vez mais intenso de artefatos interativos.
Ementa
Análise de questões contemporâneas da relação do homem com as tecnologias/meios digitais – diferenças culturais no uso da tecnologia, dependência tecnológica, sobrecarga informacional, informação versus conhecimento, ecologia de mídias, múltiplos espaços contemporâneos, sobreposição do espaço físico e digital, descompasso entre o desenvolvimento tecnológico e códigos de conduta no uso da tecnologia, apropriação e subversão tecnológica em países periféricos, lixo tecnológico, rastros digitais, segurança e privacidade, vigilância e controle.
-
-
8º Período
-
Projeto de graduação
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento do projeto de graduação focado em um ou mais de um dos quatro eixos do curso de bacharelado em desenho industrial da ESDI, a saber: Comunicação, Produto, Serviços e Interação. Fornecer subsidios teóricos para o desenvolvimento dos projetos. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento do projeto de graduação (um único projeto de alta complexidade) em um ou mais de um dos quatro eixos do curso (Comunicação, Produto, Serviços e Interação); Ensinamentos teóricos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; possibilidade de orientação por professor não designado para a disciplina.
-
-
Disciplinas eletivas restritas
-
Projeto integrado em design de serviços e interação
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade, integrando os eixos de serviços e interação. Fornecer subsidios teóricos para o desenvolvimento dos projetos. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade integrando os eixos de serviços e interação; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 2.
-
Projeto integrado em design de produto e serviços
Eixo da disciplina ProdutoObjetivos
Acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade, integrando os eixos de produto e de serviços. Fornecer subsidios teóricos para o desenvolvimento dos projetos. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade integrando os eixos de produto e de serviços; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 2.
-
Projeto integrado em design de produto e interação
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade, integrando os eixos de produto e interação. Fornecer subsidios teóricos para o desenvolvimento dos projetos. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade integrando os eixos de produto e interação; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 2.
-
Projeto integrado em design de comunicação e serviços
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade, integrando os eixos de comunicação e de serviços. Fornecer subsidios teóricos para o desenvolvimento dos projetos. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade integrando os eixos de comunicação e de serviços; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 2.
-
Projeto integrado em design de comunicação e interação
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade, integrando os eixos de comunicação e de interação. Fornecer subsidios teóricos para o desenvolvimento dos projetos. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projetos de alta complexidade integrando os eixos de comunicação e de interação; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 2.
-
Projeto em design de serviços 2
Eixo da disciplina ServiçoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Proporcionar, prática e teoricamente, o aprofundamento do desenvolvimento de projetos de alta complexidade em design de serviços. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projeto de alta complexidade; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 1.
-
Projeto em design de produto 2
Eixo da disciplina ProdutoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Proporcionar, prática e teoricamente, o aprofundamento do desenvolvimento de projetos de alta complexidade em design de produto. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projeto de alta complexidade; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 1.
-
Projeto em design de interação 2
Eixo da disciplina InteraçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Proporcionar, prática e teoricamente, o aprofundamento do desenvolvimento de projetos de alta complexidade em design de interação. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projeto de alta complexidade; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 1.
-
Projeto em design de comunicação 2
Eixo da disciplina ComunicaçãoTeor da disciplina ProjetoObjetivos
Proporcionar, prática e teoricamente, o aprofundamento do desenvolvimento de projetos de alta complexidade em design de comunicação. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
Ementa
Desenvolvimento de um ou mais projeto de alta complexidade; ensinamentos teóricos, exercícios práticos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; disciplina integrante das eletivas restritas do grupo 1.
-