--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Professores

21 itens encontrados
a-z crono

Almir Mirabeau da Fonseca Neto

Doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), Almir Mirabeau atua na indústria gráfica desde 1984 e possui vivência profissional em fotografia e montagem de fotolito convencional, impressão offset, acabamento, diagramação, arte-final, tratamento de imagem e fechamento de arquivo. Participou de vários projetos de comunicação visual, tanto como produtor gráfico, quanto como diretor de arte. Como pesquisador aborda os temas Memória Gráfica Brasileira, Indústria Gráfica Brasileira, História do Design, História da Tecnologia, Design de Informação e Visualização de Dados. Ministra ou ministrou disciplinas relacionadas à visualização de dados, tipografia, diagramação, comunicação visual, produção gráfica, história do design, cores no design, design de embalagem e game design nas instituições FGV, IED, UNESA, INFNET e EBA/UFRJ. Atualmente, além de orientar trabalhos de conclusão em diversos cursos, coordena o One Year Design Digital do Istituto Europeo di Design, (IED- Rio), a Pós-graduação lato sensu em Design Digital do Instituto Infnet e o Escritório Modelo do curso de Design Gráfico da UNESA. Também é presidente da atual gestão da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI), atua ainda como gestor de projetos, consultor em produção gráfica e apresenta juntamente com Rafael Ancara e Ricardo Cunha Lima o podcast Visual+Mente.

André Monat

Possui graduação em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /COPPE(1988) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação - pela University of East Anglia (1993). Realizou seu pós-doutorado em Desenho Industrial na Bergische Universitat Wuppertal, na Alemanha (2013). Possui o certificate in Higher Education da University of Sunderland em Business Information Technology. Foi secretario regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Computação. Vice-Diretor da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e também coordenador do programa de pós-graduação em Design durante a promoção do programa de mestrado pela CAPES e aprovação do projeto de doutorado pelo conselho universitário da UERJ e também pela CAPES. Foi membro do CA de Desenho Industrial do CNPq e coordenador adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES. Tem como principais áreas de atuação o design de multimídias e o design da informação.

Currículo Lattes
ORCID
Research Gate
Academia.edu

Barbara Necyk

Doutora em Design pela PUC-Rio (2013), Mestre em Design pela PUC-Rio, com bolsa CAPES (2007), pós-graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM (1990), pós-graduada em Tecnologias Internet pela Coppe-UFRJ/IBPI (2000), graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ (1986). Em 2013, defendeu Tese de Doutorado pelo Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Atua como professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio (desde 2009). Atua como professora na Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI/UERJ, desde fevereiro de 2019. Leciona disciplinas na graduação no âmbito do Departamento de Programação Visual. Na ESDI, leciona a disciplina Design e Educação 2, no Programa de Pós-Graduação. Coordena o projeto de extensão Pé na Rua (ESDI-UERJ). Atua no exercício profissional do design gráfico ao longo dos últimos trinta anos. Seus interesses de pesquisa são: Design Editorial (ênfase: relação texto-imagem; design e mídia); Design e Educação (ênfase: design como prática educativa, tecnologia e subjetividade). É integrante e coordeandora do Laboratório de Design e Educação

Barbara Szaniecki

Graduação em Comunicação Visual pela ENSAD-Paris, mestrado e doutorado em Design pela PUC-Rio. Na ESDI, é pesquisadora associada ao LaDa (Laboratório de Design e Antropologia). Suas áreas de pesquisa se concentram em questões estéticas e políticas nas produções visuais tais como fotografia, comunicação visual, artes plásticas e cartografias; na expansão do design à cidade e, nessa expansão ao espaço urbano, em questões de criatividade e de participação cidadã como exercício de democracia assim como nas relações entre instituiçoes e movimentos sociais por meio do design; nas relações entre design e arte contemporânea. Em todas as áreas de pesquisa, procura estreitar a relação entre questões teóricas e os processos metodológicas de design.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar Research Gate Research ID Academia.edu

 

Bianca Martins

Graduada em Design pela EBA/UFRJ, Mestre e Doutora em Design pela PUC/Rio, desde 2000 atua com foco nos usos de estratégias do Design em práticas educativas. Tem experiência em coordenação de curso de Graduação em Design, Coordenação de projetos de Design Instrucional e Design Estratégico. Como professora e pesquisadora da ESDI/UERJ, investiga articulações do universo do Design à Educação: o pensamento projetual relacionado às práticas educativas e ao projeto de artefatos, tecnologias, ambientes e situações didáticas. Fazendo uso dos procedimentos do design participativo e da pesquisa-intervenção na educação estuda inserções de Design em práticas educativas na educação formal (escola e centros de formação) e em espaços informais de aprendizagem. Ainda, desenvolve pesquisas relacionadas à Formação em Design: pedagogia, currículo e metodologias como também aos usos do Design na formação de professores. É integrante e coordeandora do Laboratório de Design e Educação.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar Research Gate

 

Bruno Sérgio Coelho de Oliveira

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado (2007) e doutorado (2019) em design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Uerj (PPDESDI). Atualmente é designer na Fundação Oswaldo Cruz, atuando como tecnologista em saúde pública, e Professor na Esdi/Uerj. Atuou como web designer na Infoglobo para o site do jornal O Globo e como designer gráfico na Globo.com, trabalhando em projetos de sites como o Portal Globo.com, G1 e GloboEsporte.com. Foi também professor da graduação na Escola Superior de Design Digital do Instituto Infnet. Atua principalmente nas áreas de design de interação, usabilidade, desenho e percepção visual, com experiência também nas áreas de design de produto, gráfico e de serviços.

Google Scholar | Research Gate 

Daniel B. Portugal

Possui Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio sanduíche na Nottingham Trent University (Inglaterra), Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e Graduação em Design Gráfico pela UFRJ. Atua como professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). É co-autor do livro Existe design? (2ab, 2013) e co-coordenador do site Não Obstante (www.naoobstante.com). Seu principal interesse de pesquisa é investigar valores morais por meio da análise de produções teóricas, estéticas e midiáticas.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar

 

Fernando Reiszel

Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ. Estudos em processamento de imagens aplicados à interação humano-computador. Programação em Processing para reconhecimento de formas, padrões e imagens. Procedimentos para identificação e correção homográfica de estruturas planares, projeções e apresentações didáticas. Correção de distorções por perspectiva. Algoritmos para reconstrução de superfícies tridimensionais aplicados a geração de modelos 3D.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar

 

 

Fernando Secomandi

Possui graduação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Strategic Product Design e doutorado em Design, ambos com distinção (cum laude), pela Delft University of Technology, Holanda. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Projeto de Produto e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Design, ambos na ESDI-UERJ. 

Currículo Lattes ORCIDGoogle Scholar Research Gate

Helena de Barros

Graduada em 1994, seu trabalho de conclusão ganhou o prêmio Carmem Portinho de Arte e Cultura. Trabalha com design de impressos e design de exposições, com tratamento de imagem digital para grandes formatos, e com pré-produção. Destacam-se projetos desenvolvidos para o Anima Mundi, Museu do Índio, Anna Bella Geiger, Centro Cultural da Light e CCBB-RJ. Como artista digital assina-se Helenbar (www.helenbar.com), trabalhando com fotomontagens e autorretratos manipulados digitalmente. Participou da exposição coletiva internacional Eu me desdobro em muitos: a auto-representação na fotografia contemporânea (FotoRio 2011, Centro Cultural Banco do Brasil - RJ). Lecionou Materiais e Processos Gráficos I e II na ESDI/UERJ como professora substituta.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar Research GateAcademia.edu

 

Jorge Lucio de Campos

Graduação e mestrado em Filosofia (Estética), doutorado e pós-doutorado em Comunicação e Cultura (História dos Sistemas de Pensamento) pelo IFCS/ECO/UFRJ. Atualmente desenvolve pesquisas sobre: as relações entre o design, a filosofia e a arte; o design, a cultura e a crise da modernidade; e o projeto, o conceito e a expressão estética na atualidade. Dentre os seus interesses estão ainda: o design e os termos de sua inserção no contexto do tecnicismo planetário contemporâneo; a questão da expressividade simbólica na arte (pintura e cinema) recente; e os pressupostos filosóficos (ético e estético) da atitude projetual.

Currículo Lattes ORCID Research Gate Academia.edu

Ligia Medeiros

Graduação em Design pela ESDI/UERJ, mestrado em Art and Design Education pela University of London (Inglaterra) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre aspectos cognitivos do processo projetual a partir de uma taxonomia de registros gráficos e de outros meios de representação de ideias, tais como modelos tridimensionais. O tópico se desdobra em pesquisas acadêmicas a partir da observação da prática de projeto de produto voltado para a inovação em empresas e em instituições de ensino. As conexões com estudos sobre metodologias projetuais são investigadas. O estudo tem implicações para a a pedagogia do projeto e para a produção de conhecimento sobre o processo criativo apoiado na graficacia.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar

Luiz Antonio de Saboya

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1979), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1982), especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1987) e mestrado em Design pela Illinois Institute Of Technology(1985). Atualmente é Tecnologista senior do Fundação Oswaldo Cruz e Professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas:ciência, cultura, exposição, museus, cognição e informação. 

Luiz Vidal

Graduação em Design pelo CDI/UFPE, mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, doutorado em Art and Design Education pela University of London (Inglaterra). Expande pesquisas sobre educação criativa e projetual e ensino de desenho industrial para cursos de Design. Acredita que no campo do Design interagem, pelo menos, nove distintas profissões: Administração; Artes Aplicadas; Artes Plásticas; Arquitetura Urbanismo; Publicidade; Engenharia; Mercadologia; Moda e, por fim, mas não menos importante, Desenho Industrial ou Design industrial. Acredita na necessidade de fortalecimento na formação de mestres e doutores conscientes do papel do Design, a fim de os tornar agentes criativos capazes de redirecionar a compreensão sobre o que afeta a prática de projeto de produto, inclusive dos produtos industriais gráficos. Os Fatores Projetuais de interesse são: Filosofia (ética e estética industrias); Geometria (síntese e coerência formais); Psicologia (criatividade e percepção humanas). Relembra, porém, fatores esses associados à prática do desenho de projeto para produto industrial ou, simplesmente, Design industrial.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar

Marcos Martins

Graduado em Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestre em Computer Art - School Of Visual Arts, New York, EUA (1992) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Realizou estágio PDEE na Princeton University, EUA no programa de Media and Modernity (2008) sob a orientação do prof. Thomas Y. Levin. Desde 2010 é professor adjunto da Escola de Desenho Industrial da UERJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, design, exposições, tecnologia e design da interação.

Currículo Lattes ORCIDGoogle Scholar

Noni Geiger

Graduada em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979); Master of Science cum laude em Communication Design - Pratt Institute, Nova York (1986); e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professora adjunta concursada da ESDI/ UERJ onde leciona, desde 1990, disciplinas de projeto na área de Comunicação Visual. Tem experiência profissional na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Visual, e seus principais interesses se concentram em imagem em movimento, design e estruturas narrativas, e fronteiras da comunicação visual.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar Academia.edu

Rodolfo Capeto

Rodolfo Capeto é designer graduado em 1980 pela Escola Superior de Desenho Industrial, onde é também professor desde 1992 e onde foi diretor por dois mandatos (2008-2015). Suas áreas principais de estudo e ação profissional são a tipografia, o desenho de tipos, o design de informação e o editorial, mas atuou em campos diversos, da divulgação científica ao cinema. Foi autor da identidade visual de entes públicos e privados, e um dos pioneiros, no país, dos processos digitais no design, desenvolvendo, já em 1983, um formato proprietário de fonte vetorial. Projetou, em 2001, uma nova família de tipos para o Dicionário Houaiss, o maior da língua. Coordenou a realização do livro 5 anos na Esdi (2010), que apresenta os projetos aqui realizados entre 2005 e 2009. Compôs o Conselho Editorial de Design da editora Cosac Naify, de 2006 até seu fechamento, e integrou o steering committee do “ Design Education Manifesto”  do Icograda (atual Ico-D), publicado em 2011. Como pesquisa pessoal, tem estudado a história urbana da região do Passeio, especificamente a área ocupada pela Escola Superior de Desenho Industrial.

Sydney Fernandes de Freitas

Graduação em Design pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Trabalha com pesquisa qualitativa e tem orientado em três principais temas: 1) Ensino e pesquisa em Design: Diz respeito a currículo, modelos pedagógicos, perfis de acadêmicos e profissionais, produção de conhecimento; 2) Usabilidade: Área da Ergonomia que trata de pesquisas de interfaces de sistemas digitais e de produtos; 3) Metodologia: métodos e técnicas de pesquisa e de projeto.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar

Vicente Cerqueira

Graduado em Desenho Industrial (UFRJ, 1985); Mestre em Ciências (UFRJ, 1997); e Doutor em Ciência e Tecnologia (UFRJ, 2005). Atualmente é professor Associado da Escola de Belas Artes/UFRJ e Professor Adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial ESDI/UERJ. Foi Professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI (PPDESDI/UERJ). Além das atividades didático-pedagógicas na graduação e pós-graduação é consultor Ah Doc do INEP/MEC, FAPERJ e FAPESB. Assessor em Design do Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos do Estado do Rio de Janeiro - SIMPERJ. Apresenta experiência no desenvolvimento tecnológico de produtos e processos industriais, tendo, inclusive, exercido cargos de gerência em várias empresas. Como atividade de pesquisa desenvolve estudos no campo da gestão tecnológica em design, com enfase em ações estratégicas destinadas às inovações em produtos e processos produtivos. Possui diversos artigos publicados em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais sobre temas relacionados à gestão tecnológica, tecnologia de materiais e processos produtivos; sistemas e cadeias produtivas, sustentabilidade e inovação focados no campo do desenvolvimento de produtos industriais. 

Wandyr Hagge Siqueira

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1988) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em História do Desenho Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas:História das Ciências, História do Pensamento Econômico, Metodologia da Economia, Epistemologia, Hermenêutica.

Zoy Anastassakis

Graduação em Design pela ESDI/UERJ, mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. Na ESDI, coordena o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA), onde desenvolve pesquisas e projetos que investigam as possibilidades de conjugação de modos de produção de conhecimento nestas duas áreas do conhecimento, experimentação levada a cabo por meio de abordagens de codesign. Tem experiência em pesquisa sobre história do design, e sobre as relações do design com artesanato, cidadania, patrimônio cultural, política e sociedade. Seja do ponto de vista teórico ou metodológico, também investiga as relações entre design e inovação social, e os processos de materialização e visualização envolvidos em projetos de design voltados para questões sociais emergentes.

Currículo Lattes ORCID Google Scholar Research Gate Academia.edu