Almir Mirabeau da Fonseca Neto

Doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), Almir Mirabeau atua na indústria gráfica desde 1984 e possui vivência profissional em fotografia e montagem de fotolito convencional, impressão offset, acabamento, diagramação, arte-final, tratamento de imagem e fechamento de arquivo. Participou de vários projetos de comunicação visual, tanto como produtor gráfico, quanto como diretor de arte. Como pesquisador aborda os temas Memória Gráfica Brasileira, Indústria Gráfica Brasileira, História do Design, História da Tecnologia, Design de Informação e Visualização de Dados. Ministra ou ministrou disciplinas relacionadas à visualização de dados, tipografia, diagramação, comunicação visual, produção gráfica, história do design, cores no design, design de embalagem e game design nas instituições FGV, IED, UNESA, INFNET e EBA/UFRJ. Atualmente, além de orientar trabalhos de conclusão em diversos cursos, coordena o One Year Design Digital do Istituto Europeo di Design, (IED- Rio), a Pós-graduação lato sensu em Design Digital do Instituto Infnet e o Escritório Modelo do curso de Design Gráfico da UNESA. Também é presidente da atual gestão da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI), atua ainda como gestor de projetos, consultor em produção gráfica e apresenta juntamente com Rafael Ancara e Ricardo Cunha Lima o podcast Visual+Mente.