A construção de marcas que ressignificam a imagem feminina: uma investigação sobre branding e design
Este trabalho se propõe a apresentar, sob a ótica do branding e do design, exemplos de marcas que alinham sua imagem à ressignificação da consciência coletiva sobre a representação do corpo feminino. E, além disso, entrega uma proposta de plano de branding à marca selecionada através das pesquisas. Entendendo ressignificação como a atribuição de novos significados e percepções, a fim de chegar à quebra de um padrão existente. Para adentrar no assunto branding, foi realizada uma pesquisa sobre seus conceitos e definições, buscando referências bibliográficas. Ainda nesta etapa, foi feito um estudo sobre o conceito de experiência, para que fique claro o significado tratado ao longo do texto: a experiência como vivência de determinada situação. Posteriormente foi realizada uma pesquisa sobre o cenário da atuação de marcas no mercado, relacionando com o tema abordado e analisando o impacto na vida dos consumidores. A pesquisa resultou em uma seleção de marcas que exemplificam com êxito o discurso da ressignificação da imagem feminina - abrangendo em sua identidade e comunicação a quebra do padrão do corpo magro. A partir desta seleção, a marca carioca Aro Swimwear foi escolhida para um estudo aprofundado, contando com pesquisas e entrevistas. Em paralelo, foi criado um mapa conceitual, utilizado para o processo de desenvolvimento de um plano de branding para a marca citada. Para a presente análise, foi utilizada como base teórica autores como Marc Gobé (2010) e Marty Neumeier (2008).
This work aims to present from the perspective of branding and design, examples of brands that align their image with the redefinition of collective consciousness about the representation of the female body. In addition, it delivers a proposed branding plan to the selected brand through research. Understanding reframing as the attribution of new meanings and perceptions in order to achieve the breaking of an existing pattern. To get into the subject of branding a research was carried out on its concepts and definitions, looking for bibliographic references. Still at this stage, a study was made on the concept of experience, so that the meaning treated throughout the text is clear: experience as experiencing a exatcly (fica mais bonito) situation. Subsequently, a survey was carried out on the scenario in which brands operate in the market relating the topic addressed and analyzing the impact on consumer's lives. The research resulted in a selection of brands that successfully exemplify the discourse of the re-signification about the female image - including in their identity and communication the breaking of the pattern of the thin body. From this selection the Rio brand Aro Swimwear was chosen for an in-depth study with research and interviews. At the same time a concept map was created, used for the process of developing a branding plan for the mentioned brand. For the present analysis authors suchas Marc Gobé (2010) and Marty Neumeier (2008) were used as the theoretical basis.