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Graduação Design

Quarto Tempo

Resumo

O projeto consiste num jogo de RPG (role playing game) que serve como auxilio ao educador trabalhar questões de cunho moral/social e exercícios escolares de uma maneira divertida com crianças a partir dos 10 anos. O jogo contem mecânicas que incentivam as crianças a trabalhar em equipe e a utilização do ponto forte de seu personagem, também enfatiza a empatia, uma vez que a criança precisa trabalhar e atuar com o personagem que lhe foi designado da melhor maneira possível, como se ela fosse parte do jogo. O livro do tcc, além de explicar o projeto e sua premissa, possui uma grande pesquisa sobre jogos digitais e jogos de tabuleiro comentando sobre Gary Gugax e Dave Anerson, criadores da primeira edição de Dungeons and Dragons. Além de definições e estudos sobre como funciona jogos de rpg, métodos de mestrar, tipos diferentes de rpg, e mostra como jogos didáticos podem ajudar no engajamento ao estudo por parte dos estudantes. O jogo do projeto tem regras próprias e segue a temática de escola, com tipos de classes e habilidades especiais de cada tipo de personagem.

Resumo (Inglês)

The project consists of a role-playing game (RPG) that serves as an aid to the educator to work with moral/social issues and school exercises in a fun way with children from 10 years of age. The game contains mechanics that encourage children to work in team and the use of their character’s strengths, also emphasizes empathy, since the child needs to work and act with the character that has been assigned to him in the best possible way, as if she were part of the game. The tcc book, in addition to explaining the project and its premise, has a large research on digital games and board games commenting on Gary Gugax and Dave Anerson, creators of the first edition of Dungeons and Dragons. In addition to definitions and studies on how RPG games work, mastering methods, different types of RPG, and shows how didactic games can help students engage in study. The project game has its own rules and follows the school theme, with classes types and special skills of each character type.