Graduação Design

Ways to Rio: projeto e desenho de siste de produtos de wayfinding coo auxílio à atividade turística no Rio de Janeiro

Resumo

Este relatório tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um novo projeto para sistema de produtos de navegação urbana, voltados para a cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, prima-se pela modificação e elevação da qualidade da experiência turística na cidade. Este projeto traz questionamentos sobre a atual relevância turística da cidade no panorama mundial, propondo que novas práticas devem ser adotadas a fim de atrair mais visitantes e garantir que estes tenham uma experiência segura e memorável. Este trabalho visa melhorar a interação do usuário, o turista, com o ambiente da cidade, facilitando sua movimentação no espaço, o seu acesso a atrações turísticas de seu interesse, e a sua sensação de segurança. Busca-se, assim, proporcionar meios que contribuam para uma maior captação de renda pelo setor do turismo. Equacionam-se neste projeto fatores antropológicos, relacionados à observação dos comportamentos dos usuários; filosóficos, de acordo com a ética e a estética apropriadas; e fatores psicológicos, relacionados à percepção dos usuários. Não serão negligenciados, porém, algum outro fator projetual, e.g., ecológicos, econômicos, ergonômicos, psicológicos e tecnológicos.

Resumo (Inglês)

The purpose of this report is to present the development of a new project for a system of products aimed for urban navigation, based on the city of Rio de Janeiro. In this sense, this project supports the remodeling and the elevation of the quality of the touristic experience in the city. It brings questions about the current touristic importance of the city on a global scale, defending that new strategies must be adopted in order to attract more visitors and to guarantee that they have a memorable and safe experience. This work aims to improve the interaction between the user, in this case the tourist, and the city environment by facilitating his/her movement through space, the access to tourist attractions of choice, and the perception of safety. This project is also concerned with proposing ways of increasing the revenue brought by tourism.