TFGs

Lixo Comum: Sistema de Coleta de Lixo para Favelas
O projeto monográfico “Sistema de coleta de lixo para favelas”, de Gustavo Barbosa Cleinman elaborou um estudo sobre a coleta e transporte de lixo urbano realizado no mundo e os comparou com a situação existente nas favelas do Rio de Janeiro. Sendo relacionado as questões ao próprio design, à arquitetura e também a relação entre as pessoas e o espaço urbano, com ênfase ambiental como consciência de que o meio ambiente em questão a ser preservado e cuidado não inclui apenas as matas e mares, ou seja, a natureza, mas também o ambiente urbano em que vivemos, onde segundo o Gustavo Cleinman, a maioria dos males de fato está. Assim, foi desenvolvida uma análise dos problemas e relações encontradas tanto no mundo como nas favelas. E em sua conclusão, gerou uma proposta para sanar, ou ao menos atenuar, o problema do lixo em áreas periféricas como objetivo principal, o desenvolvimento de um novo método de coleta e transporte, mais eficiente e adaptado as condições locais para que possa ser implantado, como estudo de caso, na favela de Santa Marta.


Sistema informativo para auxílio na implantação da coleta seletiva em estruturas de habilitação urbanas
Este projeto propõe tornar-se um facilitador da implantação da coleta seletiva adaptada à estrutura de habitação da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, ele difundirá as informações e motivações necessárias para que a coleta possa ser implantada por meio de um sistema de peças gráficas informativas. Este sistema é baseado em um infográfico, para exposição nas áreas comuns de prédios e condomínios, e cartilhas voltada para cada personagem desse processo: moradores, funcionários dos prédios e síndicos.

Estudo de carrocinha para coleta de lixo público : projeto DLU
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre a construção de uma carrocinha para coleta de lixo nas vias públicas.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.