TFGs

Sistema informativo para auxílio na implantação da coleta seletiva em estruturas de habilitação urbanas
Este projeto propõe tornar-se um facilitador da implantação da coleta seletiva adaptada à estrutura de habitação da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, ele difundirá as informações e motivações necessárias para que a coleta possa ser implantada por meio de um sistema de peças gráficas informativas. Este sistema é baseado em um infográfico, para exposição nas áreas comuns de prédios e condomínios, e cartilhas voltada para cada personagem desse processo: moradores, funcionários dos prédios e síndicos.

Lixo Comum: Sistema de Coleta de Lixo para Favelas
O projeto monográfico “Sistema de coleta de lixo para favelas”, de Gustavo Barbosa Cleinman elaborou um estudo sobre a coleta e transporte de lixo urbano realizado no mundo e os comparou com a situação existente nas favelas do Rio de Janeiro. Sendo relacionado as questões ao próprio design, à arquitetura e também a relação entre as pessoas e o espaço urbano, com ênfase ambiental como consciência de que o meio ambiente em questão a ser preservado e cuidado não inclui apenas as matas e mares, ou seja, a natureza, mas também o ambiente urbano em que vivemos, onde segundo o Gustavo Cleinman, a maioria dos males de fato está. Assim, foi desenvolvida uma análise dos problemas e relações encontradas tanto no mundo como nas favelas. E em sua conclusão, gerou uma proposta para sanar, ou ao menos atenuar, o problema do lixo em áreas periféricas como objetivo principal, o desenvolvimento de um novo método de coleta e transporte, mais eficiente e adaptado as condições locais para que possa ser implantado, como estudo de caso, na favela de Santa Marta.


Estudo de carrocinha para coleta de lixo público : projeto DLU
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre a construção de uma carrocinha para coleta de lixo nas vias públicas.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.