TFGs

ESCOA: Explorando a relação entre auto expressão, vestuário, moda sustentável e fluidez de gênero
Esta pesquisa busca explorar a complexidade das classificações e denominações contemporâneas de gênero que surgiram ao longo dos anos, tendo em vista como o discurso de não - conformidade de gêneros classificados como " queer " se relaciona aos papeis normativos de gênero . O foco do projeto será trazer tais questões para o campo do vestuário e do estilo enquanto ferramentas para expressão individual, desenvolvendo um projeto que contemple a diversidade e fluidez dos gêneros e como eles se expressam através das roupas, sob uma ótica de processos de Design. Para isso, foi estudada uma forma de tornar a comunicação de modelagens planas de peças de roupas mais acessível para usuários com pouca ou nenhuma experiência na confecção e costura de vestimentas. Essa nova linguagem foi oferecida por meio de um produto digital com o intuito de fornecer uma ferramenta de fácil acesso e de caráter flexível para a expressão individual.


Estudo de um vestuário-proteção : trabalho prático
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) versa sobre vestuários de proteção para a prática de pintura à pistola. Aborda efeitos de agentes agressivos, riscos e proteção individual. Posteriormente apresenta um projeto de vestuário de proteção.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.