Metodologia de desenvolvimento de produtos digitais com foco em UX: observação Participante em projeto da Fiocruz
Este estudo apresenta o registro do desenvolvimento de um produto digital para a Fiocruz. A pesquisa foi realizada com base na Observação Participante na qual o autor assumiu o papel de membro da equipe de desenvolvimento. Durante 15 meses foram registradas as etapas do processo de tomada de decisões projetuais. Na metodologia adotada constam os procedimentos de seleção das técnicas usadas no desenvolvimento do projeto: população, amostra, soluções aplicadas, entregas individuais, entregas coletivas, consumo de recursos, cronograma e testes. Os dados dos registros da Observação Participante foram cotejados com as categorias geradas nas entrevistas. Como resultado, tem-se listada uma série de sucessos e insucessos que objetiva servir como critérios norteadores para a melhoria na aplicação de metodologias baseadas em UX para desenvolvimento de produtos digitais.
This study presents the record of the development of a digital product at Fiocruz. The research was based on Participant Observation where the author assumed the role of a member of the development team. During 15 months the stages of the project decision-making process were recorded. The methodology adopted includes the procedures for selecting the techniques used in the project development, population, sample, solutions applied, individual deliveries, collective deliveries, resource consumption, schedule, and testing. The data from the Participant Observation records were compared with the categories generated in the interviews. As a result, a series of successes and failures have been listed that aim to serve as guiding criteria for improvement in the application of UX-based methodologies for digital product development.