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PPDESDI Mestrado

O processo criativo do design de moda aliado à Inteligência Artificial

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) vem desempenhando um papel crescente na indústria da moda, transformando o design de roupas e otimizando a cadeia de suprimentos. A aplicação das ferramentas de IA no auxílio ao desenvolvimento criativo possibilita a automação da geração de alternativas na criação de produtos, e assim uma nova forma de pensar o projeto e as metodologias de design vem sendo desenvolvida. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as mudanças no processo projetual de design de moda que podem ser proporcionadas pela inserção da IA nas etapas de criação. O estudo empregou uma abordagem teórica e prática. A parte teórica buscou entender os conceitos base tanto da área de IA como do design de moda, revisando questões técnicas e históricas, além de aplicações dos dois âmbitos. Na etapa prática, foi realizado um estudo de caso com a plataforma AiDA e profissionais com experiência na área do design de moda. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionário, entrevistas e observação direta. Dentre outras descobertas, observou-se que o tema traz preocupações e visões conflitantes entre os designers. Entretanto, foi possível concluir que ferramentas como a AiDA apenas facilitam as etapas de criação gerando ideias e sugestões para os designers, dependendo ainda do feedback humano para avaliar a qualidade dos resultados.

Resumo (Inglês)

Artificial Intelligence (AI) is playing an increasing role in the fashion industry, transforming clothing design and optimizing the supply chain. The application of AI tools to aid creative development enables the automation of generating alternatives in product creation, thus fostering a new way of thinking about project and design methodologies. This research aimed to investigate the changes in the fashion design process that can be brought about by the inclusion of AI in the creation stages. The study employed a theoretical and practical approach. The theoretical part sought to understand the basic concepts of both AI and fashion design, reviewing issues, techniques, histories and applications of both areas. In the practical stage, a case study was conducted using the AiDA platform and professionals with experience in fashion design. Data collection was carried out through a questionnaire, interviews and direct observation. Among other findings, it was observed that the topic raises concerns for designers and conflicting visions, however it was possible to conclude that tools like AiDA only facilitate the creation stages by generating ideas and suggestions for designers, still relying on human feedback to evaluate quality. of the results.