Medição da experiência do usuário na gestão de portfólio de aplicações
As organizações conduzem seus negócios suportadas por uma vasta gama de softwares chamados de aplicações. À medida que aperfeiçoam suas operações e estratégias, aumenta o conjunto de aplicações, trazendo complexidade para a gestão. A gestão do portfólio de aplicações de uma organização envolve uma avaliação contínua do desempenho das aplicações em um processo de coleta de dados e análise, que propicia tomadas de decisão com o objetivo de racionalizar o portfólio, reduzindo assim sua complexidade, direcionando melhor os investimentos e contribuindo para melhorar o desempenho dos processos suportados por estas aplicações. Entre as avaliações realizadas nas aplicações, destacam-se aquelas que medem a experiência do usuário através das percepções das pessoas sobre as aplicações. Medir a experiência do usuário das aplicações torna-se de suma importância uma vez que ao apontar aplicações que os frustram ou não os atendem, os usuários indicam aplicações candidatas naturais a melhorias ou substituições. Embora a gestão do portfólio de aplicações considere a importância da medição da experiência do usuário, há uma lacuna conceitual na escolha das métricas, dentre uma diversidade de métricas de experiência do usuário existente na literatura. Para organizações com grande portfólio de aplicações e níveis de maturidade mais baixos quanto à experiência do usuário, definir métricas de experiência do usuário torna-se um problema, tendo em vista a necessidade de integrá-las à gestão do portfólio de aplicações. Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução satisfatória para o problema prático descrito, na forma de um método de medição de desempenho sobre experiência do usuário a ser incorporado à gestão de portfólio de aplicações, desenvolvendo um conhecimento útil e aplicável, o que enquadra esta pesquisa no método Design Science Research.
Organizations run their business supported by a wide range of software called applications. As they improve their operations and strategies, the set of applications increases, bringing complexity to management. The management of an organization's application portfolio involves the continuous evaluation of the applications’ performance in a process of data collection and analysis, which enables decision making with the aim of rationalizing the portfolio, thus reducing its complexity, better directing investments, and contributing to improve the performance of the processes supported by these applications. Among the evaluations performed on the applications, stand out those that measure the user experience through people’s perceptions of the applications. Measuring the user experience of applications becomes of great importance since by pointing out applications that frustrate or do not serve them, users indicate applications that are natural candidates for improvement or replacement. Although application portfolio management consider the importance of measuring user experience, there is a conceptual gap in the choice of metrics among a diversity of user experience metrics in the literature. For organizations with large application portfolios and lower levels of user experience maturity, defining user experience metrics becomes a problem, due to need to integrate it with the application portfolio management. This work aims to develop a satisfactory solution to the practical problem described, in the form of a user experience performance measurement method to be incorporated into application portfolio management, developing useful and applicable knowledge, which fits this research into the Design Science Research method.