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PPDESDI Mestrado

A construção do brincar: atividades lúdicas para crianças em instituições de acolhimento a partir da teoria das habilidades

Resumo

Historicamente, crianças em situação de vulnerabilidade ocupam um lugar de marginalização social. Essa condição causa inúmeros desentendimentos e, por anos, acreditou-se que o melhor a se fazer era esconder essas crianças. Com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), no Brasil, as diretrizes de cuidado mudaram. No entanto, as instituições ainda passam por um período de transição, o que resulta em contradições dentro do sistema, que se baseiam em uma política perdida no meio do caminho entre “o que deve ser feito” e “o que era feito antes”, gerando uma grande falta de confiança das crianças em seus cuidadores. Esse panorama reflete no mau desenvolvimento das habilidades sociais durante a infância, e pode causar desequilíbrios durante o crescimento e a fase adulta. O estudo de design voltado para crianças, em especial das principais oportunidades de design em busca de estimular o desenvolvimento das habilidades sociais, focou-se na oferta de atividades lúdicas capazes de proporcionar ferramentas para crianças e cuidadores. A partir disso, este estudo tenciona estruturar um sistema de dinâmicas em conjunto com recomendações para desenvolvimento de atividades lúdicas para aprimorar e desenvolver as habilidades sociais em crianças em situação de acolhimento institucional, nas idades de 8 a 10 anos.

Resumo (Inglês)

Historically, children in vulnerable situations occupy a place of social marginalization. This condition has caused numerous misconceptions and, for years, it was believed that to hide these children was the appropriate course of action. With the implementation of the Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), in Brazil, care guidelines have changed. However, institutions are still going through a transition period, which results in contradictions within the system, which are based on a lost policy halfway between “what should be done” and “what was done before”, producing a great lack of trust of children in their caregivers. This scenario reflects the poor development of social skills during childhood, which can cause instability during growth and adulthood. The study of child-oriented design, in particular the main design opportunities in search of stimulating the development of social skills, focus on offering playful activities capable of providing tools for children and caregivers. Accordingly, this study intends to structure a system of activities along with recommendations for the development of playful activities to improve and develop social skills in children in institutional care, aged 8 to 10 years.